Se você está sempre na montanha, sabe que jaquetas impermeáveis, tecidos respiráveis, sacos de dormir, luvas, botas, roupas térmicas e outros tecidos outdoor precisam de limpeza e manutenção regulares para continuar protegendo você das condições frias e úmidas.
Impermeabilizar novamente seu equipamento outdoor pode parecer intimidador, mas na verdade é muito fácil de fazer e prolonga a vida útil dos seus materiais caros. Abaixo, vamos guiá-lo por um processo de manutenção, item por item.
Veja também
+ China finaliza Grande Muralha Verde em luta contra a desertificação
+ Na luta contra o alcoolismo, ele enfrentou um trekking de 160 km
+ Exploradora italiana é resgatada após 75 horas presa em caverna
Como limpar e impermeabilizar novamente jaquetas técnicas
Pense na sua jaqueta de chuva como um sanduíche. O tecido externo, ou camada mais externa, é como o pão. Ele é revestido com um tratamento repelente à água durável (DWR, na sigla em inglês) que ajuda a formar gotículas e impede que a água penetre na camada externa. A camada impermeável e respirável é o recheio: os vegetais, carnes e molhos no meio.
A membrana impermeável e respirável possui pequenos poros que impedem a água de entrar e permitem que o suor evapore, mantendo você seco. O DWR e a membrana funcionam juntos para formar uma barreira eficaz contra os elementos, desde que você não deixe que se desgastem. Sujeira, óleo, fumaça e outros contaminantes podem obstruir os poros e impedir que o material respire. Com o tempo, o revestimento DWR pode se desgastar. Quando isso acontece, a precipitação e o suor saturarão o tecido.
As soft shells — peças resistentes ao vento e à água que não possuem membrana — dependem totalmente do DWR para protegê-lo da chuva. Se o DWR se desgastar ou for comprometido por sujeira, fumaça, suor ou outros contaminantes, a capacidade de repelir o mau tempo será eliminada. Por isso, você deve limpar e reaplicar o DWR em suas jaquetas técnicas regularmente.
“A melhor regra é: se a sua jaqueta ou peça parece suja ou não está mais repelindo a água, limpe-a”, explica Heidi Dale Allen, vice-presidente de marketing da marca Nikwax, fabricante de detergentes e tratamentos para equipamentos outdoor. “Se após a limpeza a peça ainda não estiver repelindo a água, é hora de impermeabilizar novamente.”
Allen diz que você também pode testar a funcionalidade da jaqueta. Basta passar água na peça; se a água for absorvida em vez de formar gotículas, é hora de limpar e tratar a jaqueta. Você também pode perceber a falta de repelência enquanto usa o equipamento ao ar livre.
O primeiro passo é observar as instruções de cuidado específicas de cada item. A etiqueta de cuidado costurada em qualquer peça de roupa dirá se ela precisa ser lavada à mão ou à máquina, a temperatura da água e se deve ser pendurada ou secada na máquina. Dependendo dos tecidos e tecnologias usados em cada peça, as instruções podem variar — mesmo entre itens da mesma marca.
Devo ter medo de danificar minhas peças na lavanderia?
“Se você seguir as instruções de cuidado da marca e usar os tipos corretos de detergentes e impermeabilizantes, você não vai estragar sua peça”, tranquiliza Allen.
Mas ela alerta que o DWR só pode ser reaplicado em casacos limpos, dizendo: “Você não passaria cera em um carro sujo, então não tente impermeabilizar um equipamento sujo.”
Depois de verificar as instruções de cuidado de cada item, você pode lavá-los usando um detergente específico para roupas técnicas.
Não use detergente comum de casa. Eles podem deixar resíduos que atraem umidade e entopem as membranas porosas, prejudicando a capacidade do material de mantê-lo seco. Nos EUA, Allen recomenda o Nikwax Tech Wash. Eu uso este detergente há anos e posso garantir que funciona. O Tech Wash não contém agentes branqueadores UV, então você pode aplicá-lo sem se tornar uma espécie de outdoor iluminado para os animais na natureza.
Depois de limpo, você pode reaplicar um revestimento DWR. Allen recomenda fazer isso se o item perdeu a capacidade de repelir água ou após três a cinco lavagens.
A Nikwax utiliza um DWR livre de PFAs prejudiciais. Como é à base de água, precisa ser aplicado enquanto a peça ainda está molhada. Se for lavar na máquina, adicione um tratamento como o Nikwax TX.Direct Wash-In no dispenser de detergente e inicie um novo ciclo. Se for lavar à mão, pendure ou espalhe a peça ainda molhada e aplique uniformemente um tratamento impermeabilizante em spray. Em seguida, pendure para secar ou coloque na secadora conforme as instruções de cuidado. Ao contrário dos tratamentos antigos com PFAs, esses detergentes não exigem calor para ativar o revestimento.
Para remover uma mancha difícil, basta aplicar uma pequena quantidade do detergente apropriado na área suja e esfregar com uma escova de cerdas macias ou uma escova de dentes velha. Você pode limpar e reaplicar DWR em jaquetas sintéticas e sacos de dormir da mesma forma.
Como limpar e impermeabilizar novamente pluma de ganso e sacos de dormir
A razão pela qual tantos aventureiros adoram tecidos revestidos de pluma de ganso é sua capacidade de criar uma quantidade incrível de “loft” (volume de ar aprisionado que retém calor) enquanto continua sendo leve e fácil de compactar. Suor, óleos corporais, fumaça e sujeira podem se prender aos clusters de pluma, reduzindo esse loft. Hoje, a maioria dos isolantes térmicos de pluma é tratada com um revestimento DWR para ajudar a secar mais rápido. O DWR aumenta a confiabilidade e segurança do isolamento em condições extremas, já que a pluma molhada não consegue inflar. No entanto, o DWR pode se desgastar na pena assim como acontece nos tecidos externos.
“Costumamos dizer que limpar e impermeabilizar pelo menos uma vez por temporada é a melhor prática”, diz Allen.
Cuidar dos tecidos de pluma é semelhante a manter uma jaqueta técnica, mas você precisa usar um detergente que não remova os óleos naturais da pluma. Eu uso o Nikwax Down Wash Direct para o primeiro ciclo de lavagem.
Vale lembrar que você não deve lavar itens de pluma em uma máquina de lavar com abertura superior equipada com um centrifugador. A coluna central pode rasgar os tecidos delicados usados em peças ultraleves e até danificar os clusters da pluma. Se sua máquina tiver um centrifugador, consulte o manual para verificar se ele pode ser removido ou considere usar uma lavanderia.
O mais complicado em relação à pluma não é lavar ou tratar, e sim secar. A pena forma aglomerados quando encharcada, o que torna o processo de secagem demorado (e é fundamental secá-la completamente antes de guardar). Esses aglomerados precisam ser totalmente desfeitos para distribuir a pena uniformemente.
Consulte a etiqueta de cuidados antes de prosseguir, mas a maioria das peças e sacos de dormir de pena pode ser seca em secadora com temperatura baixa. Planeje executar vários ciclos na secadora até que os itens estejam completamente secos.
Como limpar e impermeabilizar novamente luvas e botas
Luvas e botas costumam ser feitas de uma combinação de materiais, incluindo vários tipos de couros naturais e sintéticos, tecidos externos e membranas impermeáveis-respirantes. Isso torna a limpeza e manutenção desafiadoras, o que pode ser frustrante, pois luvas e botas estão mais expostas à lama, sujeira, sal e outros contaminantes do que outros itens.
Allen recomenda começar mantendo luvas e botas sempre limpas. Lama e sujeira ressecadas podem retirar a umidade do couro e desgastar os tecidos. O Nikwax Footwear Cleaning Gel pode ajudar, pois preserva os revestimentos DWR e não danifica couros ou tecidos sintéticos. A Nikwax também oferece o Fabric and Leather Proof, um produto que aplica um revestimento DWR em ambos os materiais por meio de uma aplicação fácil em spray.
Para itens feitos totalmente ou majoritariamente de couro, Allen sugere aplicar um condicionador de couro se o material parecer seco e, em seguida, uma cera impermeabilizante conforme necessário.
Para calçados de camurça ou nobuck, recomendo o spray Nikwax Suede Proof. Para aplicar, basta escovar as botas para limpá-las e depois saturá-las com o spray. As botas de camurça que protegi com o Suede Proof têm muitos anos de uso e já enfrentaram o pior do inverno em grandes cidades, mas ainda parecem novas.
Wes Siler escreve sobre equipamentos na Outside.