Enterrado há mais de 12 anos, osso gigante de baleia é desenterrado por acaso na praia Barra do Una em Peruíbe, neste final de semana. Com cerca de quatro metros de comprimento, especialistas indicam que a ossada pode ser de uma espécie de baleia chamava baleia-de-bryde.
A praia em questão fica próxima ao centro da cidade, e quem passou por ali neste final de semana conseguiu ver o grande osso de baleia na faixa de areia, como o pescador local Marcelo Rodrigues (46).
“Passo por ali quase todos os dias, mas naquele dia me deparei com aquilo tudo. Corri para casa, que fica perto, para buscar o celular e tirar fotos”, contou o pescador. Após visualizar as imagens o biólogo Douglas Rey afirmou que aquele grande osso era de uma baleia.
+ Vídeo: Baleias jubarte são encontradas mortas em praias de SP e PR
+ Vídeo: banhistas flagram baleia em praia de Florianópolis
+ Golfinho ‘adota’ filhote de baleia na Nova Zelândia
“Apesar de parte da coluna estar enterrada, dá para perceber que são vértebras bem espessas do pedúnculo caudal de uma baleia”, explicou o especialista. “Principalmente pelo fato das costelas, que ficam na coluna torácica, não estarem presentes e um osso separado ser muito semelhante ao quadril vestigial”, completou.
De acordo com Douglas, a ossada estava enterrada há muitos anos. “Talvez a baleia morreu e ficou boiando por muito tempo antes do encalhe e soterramento”.
Responsável pelo Aquário Municipal e presidente do Instituto Ambiecco, Thiago Augusto, disse que foi informado sobre o caso e confirmou que o osso gigante realmente é de uma baleia. Ele conta que, o grande esqueleto pode pertencer há uma baleia-de-bryde que encalhou na praia em 2009.
“Quando apareceu esse esqueleto, eu lembrei dessa encalhe. Não lembro de outro acontecimento naquela região”, compartilhou o biólogo.
A baleia em questão, foi enterrada naquele local e, de acordo com o biólogo, passaram-se os anos e a maré poderia ter levado a areia que acabou cobrindo o animal e soterrando-o. Ele conta que, para ter certeza da espécie do bicho, será necessário realizar alguns testes, devido ao estado de decomposição da ossada.
O Instituto Biopesca, que é uma das responsáveis do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), e igualmente responsável pela gestão da praia onde o grande esqueleto foi encontrado, já foi acionado e uma equipe foi até o local conferir o osso da baleia, para saber porque ela surgiu e se será possível removê-la.
Atualização sobre o caso
Segundo informações divulgadas nesta segunda (24), o osso gigante encontrado na praia, teria desaparecido misteriosamente. Alguns palpites foram levantados sobre o desaparecimento, mas nada foi confirmado ainda.