O coronavírus forçou todos os corredores a interromper suas atividades esportivas nas cidades e montanhas. Mas durante esses dias de quarentena, muito começaram a correr, sim, por dentro suas casas e também contribuíram para o combate da pandemia. Como é o caso de três dos melhores corredores de montanha do mundo: Pau Capell, Tòfol Castanyer e Kilian Jornet que, juntamente com o jornalista Albert Jorquera, criaram o Desafio #YoCorroEnCasa, que teve como objetivo reunir o número máximo de pessoas correndo ao mesmo tempo de suas casas para uma maratona de solidariedade.
+ Kilian Jornet x BASE jumper: quem sobe e desce mais rápido uma montanha?
+ Por coronavírus, brasileiros ficam isolados no Everest
A aventura virtual e interna aconteceu no último sábado (28), em que cada participante teve que fazer uma doação para a equipe de médicos e pesquisadores da Fundação Lucha contra el Sida, IrsiCaixa e Hospital Universitário Alemão Trias i Pujol através do site #YoMeCorono. Mais de 82.000 euros foram arrecadados. O dinheiro beneficiará um estudo clínico pioneiro para definir quais medicamentos serão usados para tratar imediatamente os infectados, evitar o contágio em seus contatos e procurar uma vacina contra coronavírus.
Cada participante escolheu a distância que desejava percorrer, de um quilômetro a 42 como uma maratona. Obviamente, isso foi feito dentro de casa. ” Essa pandemia nos roubou o privilégio de nos reunirmos para correr nas montanhas e está levando muitas pessoas embora, mas não estamos dispostos a desistir, todos vamos lutar juntos para detê-la e lutar para continuar fazendo o que somos apaixonados”, explica o projeto.
“Hoje eu corri junto com 7500 outros corredores. Cada um de nós em sua casa. Alguns correm em uma esteira, alguns no jardim e outros na sala de estar. Alguns fizemos uma maratona e outros 1 km. Hoje, porém, não se tratava de distâncias ou tempos, mas de passar algum tempo juntos nesses tempos difíceis e arrecadar dinheiro para o #yomecorono combater o coronavírus. E a resposta que recebemos de todos vocês foi além do que poderíamos sonhar”, escreveu o corredor espanhol Kilian Jornet.