Quem tem uma vida sexual ativa sabe que alguns alimentos podem ser escolhas nada românticas para se consumir antes — ou depois — do sexo. No entanto, alguns deles são o oposto, podendo beneficiar sua saúde e libido.
+ Suplementar vitamina D pode reduzir o risco de doenças autoimunes, aponta estudo
+ Por que comer frutas e verduras da época?
+ Clay Marzo pede à WSL o wildcard em G-Land e Slater apoia
No geral, os alimentos naturais são os mais recomendados para favorecer a vida sexual, em detrimento dos ultraprocessados — que podem representar um obstáculo à sua vida amorosa. A seguir, confira os dez alimentos que você deve adicionar ao seu prato e cinco dos quais você deve evitar se estiver planejando um momento de intimidade a dois. As informações são da “Slice”.
Alimentos para consumir antes e depois do sexo
Chocolate meio amargo
Embora a ciência ainda não saiba se os alimentos considerados “afrodisíacos” realmente funcionam como prometido, o chocolate meio amargo pode ser consumido antes do sexo por ser repleto de anandamida e feniletilamina (PEA) — conhecida como o hormônio da paixão. Ambos os ingredientes têm a capacidade de elevar seu humor através da liberação de endorfina.
A feniletilamina também é responsável por regular a energia física e a atenção, além de estar ligada a uma sensação de euforia emocional, elevando a pressão arterial e a frequência cardíaca. No entanto, devido à presença de metilxantinas, os benefícios energéticos são de curta duração.
Abacate
Para combater os efeitos relativamente curtos do chocolate, considere o abacate. Cheia de gorduras saudáveis, minerais e vitamina B6 (que apoia a energia e desejo sexual), a fruta é capaz de sustentar sua energia a longo prazo, além de manter a pele e outros órgãos saudáveis.
Morango
Além de serem frutas que remetem à sensualidade, os morangos são ricos em zinco, antioxidantes e vitamina C, o que aumenta a libido. O zinco é crucial para a saúde sexual e desempenha um papel na regulação da testosterona e da lubrificação vaginal.
Melancia
A melancia contém citrulina, que pode impulsionar o humor, assim como o chocolate. Além disso, a fruta é super hidratante.
Maçã
Além de serem opções rápidas de lanche, as maçãs refrescam o hálito e podem remover quaisquer partículas de comida dos dentes. E se você gostou da ideia de fazer sua própria “salada de frutas do sexo”, bananas, sementes de romã e figos também são bons para o seu bem-estar sexual.
Nozes
Assim como as sementes de morango, nozes como castanha de caju e amêndoas são carregadas de zinco.
Linhaça
As pequenas sementes de linhaça são repletas de muita energia para te manter ativa durante toda a noite.
Sementes de abóbora
As sementes de abóbora contêm ácidos graxos ômega 3, benéficos para a saúde ginecológica. Além disso, elas são cheias de ferro, o que nos ajuda a no relaxamento e na energia.
Gengibre
O gengibre não apenas refresca o hálito, mas também melhora a circulação e dilata os vasos sanguíneos, aumentando o fluxo sanguíneo para os órgãos genitais e estimulando a excitação.
Alimentos para evitar antes do sexo
Além dos alimentos ultraprocessados, excessivamente gordurosos e salgados — que podem causar gases e desconforto estomacal —, confira outros cinco alimentos que você deve evitar antes do sexo.
Queijo
Queijos são laticínios, e podem atuar como um congestionante e construtor de mucosas para muitas pessoas — além do inchaço.
Feijão
O feijão contém altos níveis de rafinose — um tipo de carboidrato mal digerido pelo corpo —, e não é preciso dizer que os gases não ajudam ninguém a se sentir sensual.
Bebidas alcoólicas
Enquanto uma ou duas taças de vinho certamente podem reduzir as inibições, beber demais pode fazer com que você fique sonolenta, além de afetar a função sexual masculina.
Alcaçuz preto
Pode parecer estranho, e talvez essa guloseima não faça parte de seu cardápio habitual, mas o alcaçuz preto está ligado à queda nos níveis de testosterona em homens e mulheres.
Salgadinhos
Alimentos como batatas chips e salgadinhos possuem alto teor de gorduras saturadas, e não são ideais para sua vida amorosa. Isso ocorre porque, com o tempo, eles podem prejudicar sua circulação, diminuir o fluxo sanguíneo e afetar a função dos órgãos sexuais.