Quem são os favoritos ao pódio na escalada de Paris 2024

Por John Burgman, da Climbing/Outside USA

JANJA GARNBRET escalada
Foto: Reproução/Instagram/Janja Garnbret

Desde o Campeonato Mundial do ano passado, os fãs de escalada de competição têm se perguntado quem é mais provável de ganhar o ouro olímpico em Paris. A especulação só aumentou à medida que eventos adicionais de qualificação olímpica aumentaram a lista de escaladores olímpicos qualificados.

+ 12 atletas brasileiros para você ficar de olho nas Olimpíadas
+ Veja como ficou a arena da escalada esportiva para os Jogos de Paris

Neste ponto, não há mal em finalmente colocar essas previsões de pódio no papel. Para ajudar com isso, a Climbing, da Outside USA, recurtou alguns amigos membros da mídia de escalada: Natalie Berry, editora do UKClimbing.com; Tyler Norton, apresentador do canal Plastic Weekly no YouTube; Josh Hurlebaus, criador do Speed-Climbing.com; e Eddie Fowke, ex-fotógrafo da IFSC. As apostas abaixo são apenas uma conversa casual — é claro, ninguém tem ideia do que realmente acontecerá nas Olimpíadas de Paris, e o fato de que qualquer um pode vencer é o motivo pelo qual todos nós assistiremos a partir de 5 de agosto.

Escalada combinada (Boulder & Lead) masculina

Natalie Berry: Sorato Anraku, a estrela adolescente, parece não se abalar com sua ascensão meteórica. Ele tem muitos Jogos Olímpicos pela frente, então deve se sentir como se não tivesse nada a perder e tudo a ganhar em Paris. Além disso, só chegar lá já é uma conquista em si para um jovem atleta japonês em uma equipe nacional tão competitiva.

Previsões de Natalie: Sorato Anraku – Japão (ouro), Jakob Schubert – Áustria (prata), Toby Roberts – Inglaterra (bronze)

Tyler Norton: Sorato Anraku teve uma estreia na [Copa do Mundo] como nunca vimos desde que Adam Ondra e David Lama surgiram, mas a localização e a experiência serão desvantagens para Anraku nas Olimpíadas de Paris. Jakob Schubert superará Anraku uma última vez, enquanto Ondra aprenderá com os erros das Olimpíadas de Tóquio e conquistará a medalha que o destino reservou para ele.

Previsões de Tyler: Jakob Schubert – Áustria (ouro), Sorato Anraku – Japão (prata), Adam Ondra – República Checa (bronze)

Josh Hurlebaus: Sou um grande fã de Sorato Anraku. É difícil não ser, certo? Ele é jovem, escala muito bem e compete muito bem. Se ele tivesse vencido apenas algumas competições, eu ficaria preocupado com os nervos olímpicos. Mas não tenho certeza de que algo o abala, dado o quão bem ele tem se saído nas últimas duas temporadas da [Copa do Mundo].

Previsões de Josh: Sorato Anraku – Japão (ouro), Jakob Schubert – Áustria (prata), Tomoa Narasaki – Japão (bronze)

Eddie Fowke: Acredito que veremos uma batalha entre juventude e experiência — e a juventude vai vencer nesta ocasião. Minha escolha para vencer é o atual campeão olímpico Alberto Ginés López, que vencerá Sorato Anraku e Toby Roberts. Sinto que as margens serão pequenas no campo masculino, e dou preferência aos jovens com base em sua adaptabilidade às condições quentes previstas e sua recuperação mais rápida entre as rodadas.

Previsões de Eddie: Alberto Ginés López – Espanha (ouro), Sorato Anraku – Japão (prata), Toby Roberts – Grã-Bretanha (bronze)

John Burgman: Muitas pessoas estavam apostando na vitória de Tomoa Narasaki nas Olimpíadas de Tóquio; surpreendentemente, ele nem sequer conquistou uma medalha lá. Acho que ele terá um desempenho melhor em Paris — mas não acho que será o suficiente para impedir uma performance de destaque do veterano Jakob Schubert ou o impulso juvenil de Sorato Anraku.

Previsões de John: Jakob Schubert – Áustria (ouro), Sorato Anraku – Japão (prata), Tomoa Narasaki – Japão (bronze)

Escalada combinada (Boulder & Lead) feminina

Natalie Berry: Janja Garnbret é talvez uma escolha óbvia [para o ouro], mas dado o que ela conseguiu nas Olimpíadas de Tóquio — apesar da pressão dos primeiros Jogos e com a incerteza adicional da velocidade (e uma falha na qualificação) —, acho que ela tem o jogo mental para fazer tudo de novo em Paris nas suas duas melhores disciplinas. Seu talento no boulder, em particular, é inigualável. Ai Mori a desafiará no lead, mas não acho que a margem após o boulder será grande o suficiente.

Previsões de Natalie: Janja Garnbret – Eslovênia (ouro), Natalia Grossman – EUA (prata), Ai Mori – Japão (bronze)

Tyler Norton: O reinado imperioso de Janja Garnbret no pódio da escalada combinada permanecerá inquestionável, mas Ai Mori usará o formato focado em lead para levar a prata sobre favoritas do boulder como Oriane Bertone e Miho Nonaka. A habilidade versátil de Brooke Raboutou a colocará em terceiro lugar, derrubando sua amiga e companheira de equipe dos EUA, Natalia Grossman, do pódio.

Previsões de Tyler: Janja Garnbret – Eslovênia (ouro), Ai Mori – Japão (prata), Brooke Raboutou – EUA (bronze)

Josh Hurlebaus: Uma Janja Garnbret saudável é quase imbatível. Eu entendo que ela é uma escolha “segura”, mas ela não é propensa a ser prejudicada pelo estilo de definição do boulder — ao contrário de algumas escaladoras mais baixas. Ela já fez tudo isso antes e vai cimentar sua carreira com a única coisa mais difícil do que ganhar as Olimpíadas — repetir como campeã olímpica.

Previsões de Josh: Janja Garnbret – Eslovênia (ouro), Natalia Grossman – EUA (prata), Ai Mori – Japão (bronze)

Eddie Fowke: É difícil ignorar Janja Garnbret, que tem que ser favorita apenas pelo histórico de competições. Espero ver a estrela americana de segunda geração Brooke Raboutou e a novata britânica Erin McNeice também no pódio, o que pode surpreender alguns, mas com outras como a estrela dos EUA Natalia Grossman prejudicada por lesões, ou outras comprometidas por sua especialização em lead ou boulder, vou com as acima para o meu pódio.

Previsões de Eddie: Janja Garnbret – Eslovênia (ouro), Brooke Raboutou – EUA (prata), Erin McNeice – Grã-Bretanha (bronze)

John Burgman: Para o bem da variedade, quero ir contra a corrente e escolher alguém além de Janja Garnbret para vencer. No entanto, qualquer um que tenha assistido às Copas do Mundo nas últimas temporadas sabe que prever alguém além de Garnbret para vencer é simplesmente ilógico. Isso não significa que alguém além de Garnbret não possa surpreender o mundo — é possível, com Natalia Grossman, Brooke Raboutou e Ai Mori sendo algumas das concorrentes mais prováveis. Mas todos os sinais e sinais lógicos apontam para esta Olimpíada ser mais uma vitrine de Garnbret.

Previsões de John: Janja Garnbret – Eslovênia (ouro), Natalia Grossman – EUA (prata), Brooke Raboutou – EUA (bronze)

Escalada de velocidade masculina

Natalie Berry: Acho que a equipe chinesa está fazendo um enorme progresso em todos os aspectos, e acho que os resultados de Peng Wu e a prática na Série Qualificatória Olímpica lhe darão confiança.

Previsões de Natalie: Peng Wu – China (ouro), Sam Watson – EUA (prata), Veddriq Leonardo – Indonésia (bronze)

Tyler Norton: Veddriq Leonardo levará a bandeira em ascensão da Indonésia até o topo, evitando os tropeços, quedas e falsos começos que assolam seus oponentes mais rápidos. Jinbao Long ficará em segundo em uma corrida acirrada na Grande Final, e Peng Wu terminará em terceiro, consolidando a nova dominância da Ásia na disciplina de Velocidade.

Previsões de Tyler: Veddriq Leonardo – Indonésia (ouro), Jinbao Long – China (prata), Peng Wu – China (bronze)

Josh Hurlebaus: Esta é provavelmente a previsão mais fácil. Não porque seja garantido estar certo, mas quando você olha para a trajetória dele, é difícil imaginar alguém o vencendo. E essa pessoa é Sam Watson. Não apenas Sam Watson é o recordista mundial, mas ele é o único que está postando tempos de treino que mostram que ele está consistentemente no nível do recorde mundial ou mais rápido.

Previsões de Josh: Sam Watson – EUA (ouro), Peng Wu – China (prata), Veddriq Leonardo – Indonésia (bronze)

Eddie Fowke: Em um evento tão explosivo quanto a velocidade, a única coisa que você pode garantir é que acontecerão surpresas, e poderíamos ver uma verdadeira loteria lá fora. Eu escolhi a estrela em ascensão dos EUA, Samuel Watson, para levar a vitória. Se esse garoto não estiver no radar de todas as empresas de gestão esportiva — com as Olimpíadas de LA a apenas um ciclo olímpico de distância —, essas empresas estarão perdendo. Claro, para vencer em Paris, Watson precisa vencer um campo incrível; vejo o pódio completado por Jinbao Long e Veddriq Leonardo.

Previsões de Eddie: Sam Watson – EUA (ouro), Jinbao Long – China (prata), Veddriq Leonardo – Indonésia (bronze)

John Burgman: Sam Watson quebrará seu próprio recorde mundial (que já quebrou em treino) e vencerá tudo. O restante do pódio será basicamente um cara ou coroa, mas espero que a equipe da China se destaque.

Previsões de John: Sam Watson – EUA (ouro), Peng Wu – China (prata), Jinbao Long – China (bronze)

Escalada de velocidade feminina

Natalie Berry: Ola [Aleksandra Miroslaw] quase chegou ao pódio nas Olimpíadas de Tóquio (quarto lugar) e seria a história perfeita se ela ocupasse o primeiro lugar na disciplina única em Paris. Acho que ela tem potencial para isso!

Previsões de Natalie: Aleksandra Miroslaw – Polônia (ouro), Desak Made Rita Kusuma Dewi – Indonésia (prata), Emma Hunt – EUA (bronze)

Tyler Norton: A veterana polonesa da velocidade Ola [Aleksandra] Miroslaw está em sua “era Janja” desde as Olimpíadas de Tóquio, e ela é merecidamente a favorita para o ouro em Paris. Desak Made [Rita Kusuma Dewi] deve superar seu falso começo em Wujiang e ganhar a prata que ela comumente usa. O bronze é um palpite para qualquer um, mas eu me inclino para Lijuan Deng adicionando outra medalha à sua coleção.

Previsões de Tyler: Aleksandra Miroslaw – Polônia (ouro), Desak Made Rita Kusuma Dewi – Indonésia (prata), Lijuan Deng – China (bronze)

Josh Hurlebaus: É difícil não escolher Ola [Aleksandra Miroslaw]. Ela é a atual recordista mundial e vive em faixas de tempo que outras atletas só sonham. Até Emma Hunt, Miroslaw foi a única mulher a me fazer acreditar que um sub-6 [segundos] aconteceria no lado feminino, e Miroslaw tem uma riqueza de experiência em finais. Dito isso, Emma Hunt parece estar melhor cada vez que a vemos na parede. E, ao contrário de Miroslaw, que competiu sob o conforto de ser a recordista mundial por uma grande margem, Hunt teve experiência consistente competindo com pessoas em sua velocidade ou mais rápidas. Agora que a diferença de recorde mundial é muito menor, essa pressão afetará Miroslaw? A combinação de pressão olímpica e de ter corridas próximas será demais? Meu cérebro diz que a experiência e a dominância de Miroslaw a levarão ao ouro, mas meu instinto diz que Emma Hunt conseguirá a vitória.

Previsões de Josh: Emma Hunt – EUA (ouro), Aleksandra Miroslaw – Polônia (prata), Aleksandra Kalucka – Polônia (bronze)

Eddie Fowke: É difícil não acreditar que Aleksandra Miroslaw conseguirá a vitória, mas ela será pressionada por sua compatriota polonesa Aleksandra Kalucka e pela americana Emma Hunt. (Dito isso, avanços podem acontecer — e um pódio totalmente asiático de atletas da Indonésia e China não seria uma surpresa.)

Previsões de Eddie: Aleksandra Miroslaw – Polônia (ouro), Emma Hunt – EUA (prata), Aleksandra Kalucka – Polônia (bronze)

John Burgman: Aleksandra Miroslaw está no trono da velocidade há tanto tempo — e ela tem sido uma campeã fenomenal e dominante por anos — que sinto que estamos prestes a uma mudança de guarda. Acho que estas Olimpíadas serão o momento de Emma Hunt, e ela estabelecerá um novo recorde mundial no processo.

Previsões de John: Emma Hunt – EUA (ouro), Lijuan Deng – China (prata), Aleksandra Miroslaw – Polônia (bronze)