Um relatório publicado nesta terça-feira (18) alertou sobre os perigos representados pelas temperaturas extremas durante as Olimpíadas de Paris.
O relatório, intitulado “Anéis de Fogo: Riscos de Calor nas Olimpíadas de Paris 2024“, foi elaborado pela Associação Britânica para o Esporte Sustentável e pela Frontrunners, uma organização que ajuda atletas a se engajarem em questões ambientais.
Veja também
+ O que o novo programa antidoping da UTMB significa para o esporte
+ Classificado para Olimpíadas de Paris, kitesurfista do Tonga morre em mergulho
+ Perto das Olimpíadas, Ana Sátila e Pepê Gonçalves brilham em etapa da Copa do Mundo
Os pesquisadores consultaram cientistas e atletas durante o processo de compilação do relatório.
Calor ‘intenso’ pode ter consequências mortais, alerta relatório
“As próximas Olimpíadas em Paris estão se aproximando, e casos notáveis de calor extremo prejudicando a saúde e o prazer dos espetáculos esportivos só aumentaram nos anos intermediários [desde as Olimpíadas de Tóquio]”, destacou o relatório.
O texto alerta que “o calor intenso nas Olimpíadas de Paris em julho / agosto de 2024 pode levar a competidores desmaiando e, no pior dos cenários, morrendo durante os Jogos.”
O relatório pediu ainda aos organizadores que fornecessem melhores planos de reidratação e resfriamento para atletas e fãs, a fim de evitar o risco de insolação.
Preocupações extras também foram levantadas sobre o estado do Rio Sena, que passa por Paris. Ele está programado para sediar um desfile de barcos durante a cerimônia de abertura, bem como eventos de triatlo e maratona de natação, mas chuvas fortes degradaram a qualidade da água.
Olimpíadas de Paris no auge do verão
As Olimpíadas de Paris acontecerão de 26 de julho a 11 de agosto, nos meses que geralmente são os mais quentes na capital francesa.
Paris tem sido atingida por uma série de ondas de calor recorde nos últimos anos. Mais de 5.000 pessoas morreram na França durante o verão do ano passado, quando as temperaturas ultrapassaram os 40 graus Celsius em algumas partes, de acordo com dados de saúde pública.
“O fato de que as Olimpíadas acontecerão no auge do verão significa que a ameaça de uma onda de calor devastadora é muito real”, afirmou.
Jamie Farndale, jogador de rugby sevens da equipe masculina britânica, foi um dos que alertaram sobre os perigos que os atletas poderiam enfrentar: “O que fazemos é nos esforçar ao máximo, e se tivermos que fazer isso em condições inseguras, não acho que o atleta irá se segurar.”
Os organizadores das Olimpíadas deste ano dizem que planejaram flexibilidade em seus horários, permitindo que alguns eventos, como a maratona ou o triatlo, sejam transferidos para evitar o calor do meio-dia, quando as temperaturas estarão no pico.