O INGLÊS DAVID GIBSON (gibsonstreet.com) é mestre na fotografia de rua. Há mais de 25 anos no ramo, ele se intitula um “caçador de situações do cotidiano”. Claro que seus temas mudaram ao longo do tempo, mas o approach é o mesmo: ter em mente a ideia do que é possível e do que a sorte pode proporcionar. Em seu livro Manual da Fotografia de Rua (acima), lançado originalmente em 2014 e que acaba de ganhar sua versão em português, David elabora tutoriais sobre temas simples, porém fundamentais à boa foto. O livro traz também um perfil ilustrado de 20 renomados fotógrafos de rua, entre eles os norte-americanos Bruce Gilden e Saul Leiter. A seguir, separamos quatro dicas de David para você já ir treinando o novo olhar.
>> Segundo David, algo assustador para um fotógrafo é nunca saber como as pessoas vão reagir a uma foto tirada. “Acredite que você é metade invisível”, ele diz. “É claro que você não é, porém é uma atitude importante.”
>> Carregue sempre uma câmera. As cenas mais interessantes surgem naqueles momentos em que você não está pensando em fazer uma foto.
>> Encontre um fundo interessante: às vezes isso significa 50% de uma boa foto. Depois, é só esperar que um ou mais elementos se movam na cena, para torná-la mais interessante.
>> Não use uma lente tão grande para fotografar na rua. Para David, a “melhor lente” são seus próprios pés. Para ser mais claro, não seja preguiçoso se a intenção é chegar mais perto.
Manual da Fotografia de Rua, de David Gibson. R$ 89. 192 págs. ggili.com.br