A maior festa de cerveja do mundo, a Oktoberfest, foi cancelada pelo segundo ano seguido na Alemanha devido à Covid-19. A 187ª edição do evento aconteceria inicialmente em Munique, entre 18 de setembro e 3 de outubro de 2020.
As autoridades alemãs consideraram o cenário da pandemia ainda muito incerto para realizar a Oktoberfest. “Cancelar a Oktoberfest em uma data posterior seria um prejuízo econômico. Além disso, em cervejarias clássicas, medidas como distanciamento social e uso de máscaras não podem ser aplicadas”, disse Markus Söder, ministro-presidente do estado alemão de Baviera.
O festival de cervejas costuma atrair cerca de seis milhões de visitantes de todo o mundo.
Leia mais
+ Pequena cidade da Alemanha não teve nenhum caso de Covid
+ Conheça 6 benefícios da cerveja sem álcool
“A Oktoberfest vai acontecer novamente e será grande de novo”, afirmou também o presidente bávaro após a festa ser cancelada.
Alemanha e a Covid-19
A Alemanha está no meio de um lockdown que inclui a proibição de grandes aglomerações, com uma taxa de infecção de 146,9 novas infecções semanais por 100.000 residentes. A Baviera está um pouco abaixo da média nacional, com 145,4 novas infecções semanais, de acordo com o centro de controle de doenças do país, o Instituto Robert Koch.
A Alemanha vacinou mais de 28% de sua população até o momento. A organização da Oktorfest espera que as restrições que foram reimpostas em novembro e mais rígidas na semana passada sejam suspensas em breve.