Obrigado, Pelé! 8 curiosidades sobre o maior atleta brasileiro de todos os tempos

Por Redação

Ídolo de gerações, Pelé nos deixa aos 82 anos. Foto: Shutterstock.

O futebol perdeu sua Majestade. Considerado o maior atleta brasileiro de todos os tempos, Pelé faleceu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos.

Tricampeão mundial com a seleção brasileira, dentre diversas outras conquistas, Edson Arantes do Nascimento estava internado desde o dia 29 de novembro no hospital Albert Einstein, na capital paulista.

Veja também
+ O platô do pace: como determinar o seu ritmo de corrida ideal
+ 3 atitudes simples para uma rotina mais saudável
+ Os melhores conselhos para você passar longe das lesões

A hospitalizaçâo ocorreu em virtude de uma infecção respiratória depois de ele contrair Covid-19 e para a reavaliação do tratamento de um câncer no cólon.

De acordo com o portal G1, a família ainda não divulgou detalhes sobre o velório, mas uma estrutura foi montada na Vila Belmiro nos últimos dias para receber a vigília. Já o sepultamento ocorrerá em Santos, onde o Rei fez a fama.

Abaixo, separamos 7 grandes feitos do Atleta do Século.

Pelé durante uma sessão de autógrafo em Berlim, no ano de 2006. Foto: Shutterstock.
Rei de Copas

Durante sua carreira na seleção, ganhou três Copas do Mundo da FIFA: 1958, 1962 e 1970, sendo o único a fazê-lo como jogador.

Eterno 10

Na Copa da Suécia, os dirigentes brasileiros esqueceram de enviar a numeração dos jogadores para a FIFA, e a entidade precisou defini-la. Pelé era reserva e recebeu a camisa 10, número que ficou eternizado em suas costas. Por causa de Pelé, os jogadores mais habilidosos passaram a usar a camisa 10.

Parou uma guerra

Em 1969, durante excursão do Santos à África, a presença de Pelé fez cessar conflitos no Congo Belga e na Nigéria. Mais uma grande história atribuída ao brilho do Rei.

Campeão adolescente

Pelé é, até hoje, o jogador mais novo a vencer uma Copa do Mundo de Futebol. Com apenas 17 anos e 8 meses, Pelé foi campeão do mundo em 1958, na Suécia. O então garoto fez seis gols em sua primeira Copa do Mundo e foi o artilheiro do Brasil. Nessa edição, Pelé foi chamado pelos franceses de Rei do Futebol.

Formação acadêmica

Pelé é formado em Educação Física pela Universidade Metropolitana de Santos (UNMES). Ele ingressou na universidade em 1970, quando já era considerado o melhor jogador do mundo. O curso foi o primeiro da área com licenciatura no Brasil.

Vida política

Após aposentar-se, no primeiro governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Pelé foi nomeado Ministro do Esporte. Ele ficou de 1995 e 1998, quando criou a Lei Pelé, que revolucionou a prática desportiva no país. A Lei Pelé tinha a finalidade de oferecer mais transparência e trazer mais profissionalismo ao esporte nacional. Com isso, houve o fim do passe nos clubes de futebol do Brasil e a transformação dos clubes em empresas. A lei também criou verbas para o esporte olímpico e paraolímpico e determinou a independência dos Tribunais de Justiça Desportiva.

Rivalidade eterna

Brasil e Argentina protagonizam uma das maiores rivalidades do futebol mundial. Essa oposição reflete-se também na discussão de quem é o maior jogador de futebol de todos os tempos: Pelé ou Diego Maradona? Apesar de os dois não terem jogado na mesma época — Maradona atuou entre 1976 e 1997 —, a discussão sempre persistirá entre torcedores dos dois países.

O Rei Roberto Carlos e o Rei Pelé. Foto: Divulgação.
Além dos gramados

Pelé extrapolou seu talento para além das quatro linhas dos gramados e se aventurou também na música e no cinema. Apesar de não ter tido o mesmo sucesso que nos campos, o Rei do Futebol chegou a compor diversas músicas e cantou ao lado de ícones como Roberto Carlos, Elis Regina, Sergio Mendes, além de ter estrelado filmes em Hollywood.

Com informações de Brasil Escola







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo