Embora possa parecer que os trilheiros são espíritos livres, os mais experientes lhe dirão que um bom planejamento é o que determina uma boa travessia.

+ Dicas de roteiros imperdíveis para a temporada de trekking

Aqui está o que você precisa saber antes de enfrentar um trekking de longa distância, como a travessia da Serra Fina, da Serra do Cipó, de Aparador da Serra, ou na ‘gringa’, como a Apalaches Trail, Pacific Crest, nos Estados Unidos.

Estude

Recomendamos começar com uma boa leitura. Você pode comprar o Manual de Trekking & Aventura, do Guilherme Cavallari, considerado a “A Bíblia do Aventureiro”. Você também pode ter aulas sobre tudo, de mochila a navegação e até medicina da natureza na Outward Bound Brasil (OBB), que faz parte de uma rede mundial de escolas de Aprendizagem Experiencial ao Ar Livre.

Como um trilheiro iniciante, você pode querer começar devagar. Planeje viajar por uma curta distância – oito a onze quilômetros por dia – da trilha durante um longo fim de semana. Para esse fim, você precisará traçar sua rota com um bom mapa. Você também pode ligar para guardas florestais locais para verificar os requisitos de permissão, as condições da trilha e do tempo, quais insetos ou bichos você pode encontrar e muito mais.

Equipe-se

Mesmo se você estiver acampando uma noite, precisará de bons equipamentos. E não economize no seu equipamento. Um kit de primeiros socorros, por exemplo, pode salvar sua vida. Levar mais comida é melhor do que ter pouca. E uma mochila e um par de botas que se encaixam bem podem ser a diferença entre uma viagem ruim e uma aventura maravilhosa. No entanto, se o custo for um problema, lembre-se de que você não precisa comprar tudo. Algumas lojas, como a Aluga Trip, alugam itens caros, como barracas e mochilas.

A prática leva à perfeição

Caminhar com uma mochila de 15 kg nas costas não é brincadeira. Para que você possa se preparar, nas semanas que antecederam sua viagem, faça várias caminhadas menores com uma mochila cheia. Você também deve praticar o uso do seu equipamento. Então vá em frente, monte a barraca no seu quintal e outros equipamentos.

Segurança

Não entre em uma situação ruim. Vá com um amigo. Mas se você quiser is sozinho, pelo menos conte a um bom amigo seus planos. Dessa forma, se algo der errado, você terá um aliado que saberá seu aproximadamente o seu paradeiro e poderá ajudá-lo diretamente.