O que é melhor, treinar com peso livre ou na máquina?

Por Redação

treinar com peso livre
Imagem Shutterstock

Mesmo que você prefira atividades outdoor, provavelmente você já treinou em uma academia. E sabe que tem dois jeitos de fazer isso: treinar com peso livre ou usar máquinas, que direcionam os movimentos. E fica a dúvida: o que é melhor?

+ 6 equipamentos para você treinar em casa
+ 12 erros que prejudicam o treinamento e como consertá-los

Acontece que ambos os métodos funcionam igualmente bem, de acordo com novas pesquisas. No estudo, publicado no Jornal Internacional de Pesquisa Ambiental e Saúde Pública, os pesquisadores recrutaram 36 homens, com idades entre 18 e 45 anos, que eram novatos no treinamento de força, e os fizeram seguir um programa de treinamento de 10 semanas. Os participantes foram divididos em três grupos: o primeiro grupo usava apenas máquinas, o segundo grupo usava apenas pesos livres e o terceiro grupo trocou de máquinas por pesos livres após cinco semanas.

Às descobertas: independentemente do equipamento usado, todos os 36 participantes obtiveram ganhos semelhantes em músculos, força e capacidade funcional (ou seja, a capacidade de realizar atividades cotidianas que exigem que você se agache para agarrar ou levantar um item).

Quanto ao motivo pelo qual pesos livres (como halteres ou kettlebells) e máquinas (como leg press) produzem resultados semelhantes, é devido ao fato de que seu sistema nervoso e sistema hormonal irão reagir da mesma forma quando você trabalha seus músculos. Em outras palavras, seu corpo não sabe qual equipamento você está usando; ele apenas sabe que os músculos estão sendo trabalhados.

Com isso dito, o uso de pesos livres requer mais habilidade e estabilização dos músculos, o que leva a mais recrutamento motor-neural e, em alguns casos, mais força. No entanto, como há mais habilidade envolvida, o risco de uma forma inadequada levar a lesões é maior.

No entanto, houve algumas falhas no design do estudo. Primeiro, seu programa de treinamento durou apenas 10 semanas. Sabe-se que conforme uma pessoa passa de novato a intermediário na academia, seus músculos se adaptam às máquinas.

Com isso, os benefícios das [máquinas] vão diminuir em comparação com os pesos livres, uma vez que as máquinas são movimentos fixos com alavancas fixas. Exercícios de treinamento de resistência mais avançados requerem cada vez mais recrutamento motor. A única maneira de tornar as máquinas mais desafiadoras é adicionar mais peso, ao contrário de pesos livres, onde você pode alterar os planos de movimento, alterar a estabilidade e alterar os tipos de pesos que está usando [ou seja, um haltere vs. um kettlebell].

Em segundo lugar, o estudo foi feito apenas em homens.

Independentemente disso, treino de força ajuda a melhorar o desempenho em qualquer esporte que você pratique. Fazer uma combinação de exercícios para a parte superior e inferior do corpo algumas vezes por semana ajudará a construir e manter os músculos de que você precisa para correr, aumentar subidas íngremes e se manter sem lesões.

Se você é um iniciante no treinamento de resistência, comece com o uso de máquinas, pois elas são mais seguras se você estiver treinando sozinho e não tiver o acompanhamento de perto de um treinador. É mais fácil evoluir gradualmente.

Embora seja totalmente sua escolha se você vai treinar com peso livre ou com máquinas, o mais importante é que você se sinta confortável com sua escolha.