O volume da sua barriga altera ao longo do dia e te incomoda? Se a resposta for sim, você pode ter distensão abdominal. Além do inchaço, a “condição causa desconforto, dores e prejudica o humor e qualidade de vida”, segundo Andryely Pedroso, nutricionista e consultora técnica da Desinchá.
+ O que acontece com seu corpo quando você escala o Everest
+ Serra de Santa Catarina tem primeiro registro de neve de 2022 no outono
+ Red Bull Pool Clash: Promessas do surf brasileiro competem em piscina de ondas
Para o diagnóstico, a recomendação da especialista é buscar auxílio médico e nutricional para identificar as causas. A influenciadora digital Juju Norremose conta sua experiência com a condição, diagnosticada em 2021 pelo seu nutricionista, Luciano Bruno. Conforme relata, uma de suas principais queixas era o desconforto abdominal, mesmo realizando uma dieta saudável.
“Até aquele dia [da consulta], eu achava que tinha ‘estômago alto’ e que aquela era uma condição física minha”, conta.
Para o tratamento da influencer, além de restringir alguns alimentos que lhe favoreciam o “estufamento”, foi recomendado o consumo de uma série de chás. Conforme Andryely, as ervas realmente podem melhorar a condição.
“Alguns chás podem prevenir certas causas da distensão abdominal, por auxiliar na digestão, eliminação de toxinas e a retenção de líquidos. Indico o chá de gengibre, hortelã, erva-cidreira, camomila e erva-doce”, destaca a especialista.
A nutricionista ainda lista outros hábitos que podem auxiliar na prevenção da distensão abdominal; são eles:
- Fazer o remolho de leguminosas — como feijão, grão-de-bico e ervilha;
- Evitar alimentos ultraprocessados e excesso de adoçantes (artificiais e naturais);
- Evitar o alto consumo de alimentos proteicos de lenta digestão, como carne vermelha;
- Consumir alimentos ricos em enzimas digestivas após as principais refeições — como abacaxi e mamão;
- Beber diariamente cerca de 30 a 50 ml de água para cada quilo de peso corporal;
- Mastigar devagar;
- Controlar o consumo ou evitar por determinado período o consumo de leite e derivados;
- Manter uma rotina ativa de exercícios físicos.
Desinchá e Juju Norremose
Após descobrir o que chama de “poder do chá”, Juju lançou o Chá Flow, em parceria com a Desinchá. A novidade auxilia na digestão, bem como na distensão abdominal.
O blend exclusivo reúne ervas e mix de ingredientes como hortelã, nibs de cacau, alcaçuz, capim-cidreira, maçã, carqueja e gengibre. A consultora técnica da marca destaca que a recomendação é beber de uma a duas xícaras por dia, após as principais refeições. Além disso, garante que pode ser consumido à noite, pois não contém cafeína.
A composição do Flow ainda é indicada para quem busca o estilo de vida saudável. “É rica em antioxidantes que aumentam a ação anti-inflamatória natural do organismo e favorece o bem-estar por auxiliar na prevenção do desconforto gástrico e enxaqueca”, completa Andryely Pedroso.