Quando o frio chega com força total, muita gente começa até a concordar com Ashton Kutcher e Mila Kunis, que revelaram essa semana que não tomam banho todos os dias. Mas você sabe o que acontece se você parar de tomar banho?

O assunto é bem discutível. Nosso hábito moderno de tomar banho diariamente com sabonetes e shampoos parece absurdo para os padrões históricos e alguns especialistas acham que é prejudicial. Vale lembrar que, a produção em larga escala de sabão só começou em meados do século 19 e o banho diário não era algo unânime até meados do século 20.

Leia mais

+ Banho de sal grosso: como preparar, benefícios e cuidados

+ Banho de assento: como fazer e para que serve

“Até o mais simples dos sabonetes e shampoos destrói os óleos naturais do corpo e, portanto, a proteção natural é prejudicada”, diz o Dr. John Fielder, higienista natural e fundador da Academia de Vida Natural da Austrália. Essa camada natural protege contra micróbios causadores de doenças e outros incômodos, como a infestação por piolhos.

O sebo, a secreção natural de óleo da pele, confere à pele e cabelos sua impermeabilidade, mata germes, protege do sol e atua como um sistema de liberação de antioxidantes e feromônios. Você pode gastar dezenas de reais em sabonetes para tirá-lo e várias dúzias a mais em cosméticos (a maioria repleta de produtos químicos tóxicos) em um esforço tênue para substituir suas funções.

Isso não quer dizer que a limpeza não seja essencial. Segundo o UNICEF, 30% das doenças e 75% dos anos de vida perdidos nos países em desenvolvimento são devidos, em parte, ao saneamento precário e ao “comportamento arriscado de higiene”. A UNICEF recomenda a lavagem regular do rosto e das mãos.

No entanto, o que costumamos chamar de “germes” costuma ser bom para nós. “Longe de serem nossos inimigos, [bactérias] são nossos amigos, e qualquer atividade por conta deles é benéfica”, diz Fielder.

Manter a saúde requer limpeza interna e externa. Pessoas que têm uma alimentação mais natural, vivem em ambientes saudáveis ​​e realizam técnicas básicas de higiene podem ter menos probabilidade de sofrer de doenças. Se reduzimos as toxinas ambientais e comermos predominantemente frutas e vegetais crus, temos menos riscos de doenças.

Se você parar de tomar banho, o acúmulo de sujeira e resíduos corporais fornece um meio ideal para parasitas como sarna. Segundo Fielder, o combate é simples e não requer sabão nem água, desde que você escove regularmente o corpo e os cabelos. “Grande parte dessa limpeza pode ocorrer tanto com as unhas quanto com a saliva”, diz ele.

Os romanos antigos usavam uma técnica semelhante, aplicando óleos perfumados na pele e removendo a sujeira e o suor com um raspador de metal chamado strigil. O método de limpeza do próprio Fielder, que ele usa há pelo menos 40 anos, inclui esfoliar com areia e enxaguar com água do rio.

“Há uma diferença entre limpeza e esterilidade”, explica Fielder. “Na limpeza, há atividade bacteriana, há vida. Sem bactérias, não haveria vida”.