O papel das bikes nas discussões do clima na COP 28

Por Redação*

O papel das bikes nas discussões do clima na COP 28
Cicloativistas e servidores públicos em Brasília. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom

Começa nesta quinta-feira (30) a 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. De hoje até 12 de dezembro, o evento vai discutir a redução de emissões antes de 2030 – e as bikes farão parte disso.

+ Remadores protagonizam um dos maiores protestos climáticos da história da Austrália 
+ Mudanças climáticas: famoso refúgio alpino será desmontado no Matterhorn

As bicicletas estarão presentes em algumas iniciativas apresentadas na Conferência, de maneira direta e indireta. A programação do dia 6 de dezembro, por exemplo, é a mais focada nas questões urbanas. Além de discussões sobre moradia, lixo, crescimento populacional, a busca por meios de transporte com menos emissão de carbono é uma das pautas do dia. Temas como “Transformação holística e sistêmica das cidades”, “Como capacitar as cidades para enfrentar a policrise”, “Parcerias em vários níveis para concretizar a transição urbana” são algumas das mesas deste dia e que terão a bicicleta citada.

A Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) mapeou algumas iniciativas em que as bikes estarão presentes na COP 28:

1. Bicicletada

A Aliança Global de Energias Renováveis, que reúne líderes das indústrias, está organizando uma bicicletada para 7 de dezembro com membros de governos, das empresas e da sociedade civil para mobilização durante a COP 28. Saiba mais.

2. Carta aberta pela mobilidade ativa

A Partnership for Active Travel and Health (PATH ) vai entregar uma carta aberta aos membros dos governos presentes na COP 28, pedindo prioridade e investimento às caminhadas e ao ciclismo para acelerar significativamente o progresso nas metas climáticas e melhorar a vida das pessoas. Saiba mais.

3. Bicicleta e campo

A Cycle to Farm, que circula de bicicleta pelas propriedades agrícolas da Europa, Oriente Médio e África documentando as realidades e os processos dos agricultores regenerativos, vai fazer um evento na COP 28 no dia 4 de dezembro para mostrar o trabalho que vêm desenvolvendo. Saiba mais.

4. Cicloturismo de protesto

O nepalês Jamyang Jamtsho Wangchuk, que já fez cinema com Brad Pitt e Jim Carrey e se tornou ativista ambiental, está pedalando do Nepal a Dubai, passando por Índia e Paquistão, para fazer alerta sobre as mudanças climáticas na COP 28. Ele vai levar uma garrafa com água de degelo que coletou pelo caminho.

Fonte: Aliança Bike







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo