O destino da aviadora Amelia Earhart e do co-piloto Fred Noonan tem sido um dos grandes mistérios do século XX. A dupla desapareceu em 2 de julho de 1937, quando tentavam circunavegar o globo terrestre de avião. A aeronave utilizada por eles era um Lockheed Electra 10. Na época, eles estavam em algum lugar do sul do Oceano Pacífico. Acredita-se que eles saíram do curso, ficaram sem combustível e caíram em águas profundas. Agora, o famoso explorador, arqueólogo subaquático e pesquisador Robert Ballard irá em busca de novas pistas sobre o que aconteceu com eles, com a esperança de encontrar o Electra também.

Ballard é conhecido como o homem que encontrou os destroços do Titanic no Atlântico Norte. Mas ele também encontrou vários outros notáveis ​​naufrágios, incluindo o navio de guerra alemão Bismark e o PT-109 , o barco de patrulha de John F. Kennedy que caiu nas Ilhas Salomão.

Em 7 de agosto, Ballard e sua equipe vão para a ilha de Samoa rumo ao Nikumaroro, um atol desabitado que faz parte da nação de Kiribati, no Pacífico Sul. Nikumaroro está há muito tempo no centro da busca por Earhart. A expedição será filmada pela National Geographic para um documentário que vai ao ar em 20 de outubro.

+ Viagem com Titanic II deve acontecer em 2022
+ Empresa de expedições marinhas oferece excursão aos destroços do Titanic no centenário de seu naufrágio

A expedição vai utilizar um equipamento especial para mapear a área. Além disso, dois robôs equipados com câmeras que irão vasculhar essa região do oceano.

Quando Amelia Earhart desapareceu, a Guarda Costeira e a Marinha dos Estados Unidos vasculhou a região pelo ar e pelo mar durante duas semanas. George Putnam, marido de Earhart, recrutou marinheiros civis para continuar a caçada. No entanto, o governo dos EUA declarou que o avião muito provavelmente havia sofrido um acidente e afundado no Pacífico.

Existem outras hipóteses. Uma delas é a de que que a aeronave de Earhart fora capturada pelo Exército Imperial Japonês e que ela morrera como prisioneira de guerra. No final da década de 1930 havia tensões entre Japão e Estados Unidos. Entretanto, nenhuma informação foi comprovada.