Você sonha acordado com o seu próximo dia do lixo? Muitas pessoas que fazem dieta ou restringem sua nutrição – seja por meio de ingestão calórica, carboidratos, açúcar ou qualquer outra restrição específica – vivem para a doce glória de suas refeições do dia do lixo. E embora essa possa ser a abordagem certa para alguns, não é necessariamente o melhor plano para todos. Na verdade, sua personalidade pode ser o fator determinante do sucesso ou prejuízo dessa filosofia para o seu estilo de vida saudável em geral.
+ Como a corrida pode melhorar o desempenho atlético em outras modalidades
+ Vai viajar para Gramado? Confira algumas atrações
+ Julia Duarte e Matheus Gomes vencem o CBSurf Xangri-lá Pro Surf
“Alguns de nós conseguem ser rígidos e controlados sem efeitos adversos desse tipo de disciplina, no entanto, há um bom número de indivíduos que causam estresse emocional e, ocasionalmente, alimentação desordenada com esse modo de pensar”, diz a nutricionista holística Nicole Ritieni, graduada pelo Institute of Integrative Nutrition que trabalha no New York Center of Innovative Medicin. “Eles começam a analisar demais cada mordida e perdem o prazer que vem com a comida.”
A maioria dos especialistas concorda que existem vários prós e contras a serem considerados cuidadosamente ao decidir se as refeições não saudáveis são adequadas para você:
Benefícios do dia do lixo
Pode beneficiar aqueles com personalidades voltadas para recompensas: “Se eu sei que meu cliente tem bons resultados com incentivos e tem boa relação com a comida quando se trata de hábitos alimentares, criaríamos um cronograma de refeições diferentes para eles seguirem”, diz Arnit Kobryniec, um personal trainer certificado no sul da Flórida que tem um mestrado em psicologia, com especialização em hábitos e comportamentos alimentares. “Comer “besteiras” são vistas como uma recompensa por um comportamento. Se alguém está comprometido com seu objetivo, as refeições nem tão saudáveis podem dar a eles algo para trabalhar.”
Criar consciência das reações aos alimentos: “Quando pensamos em dias do lixo, isso geralmente inclui ‘comer o que quisermos’, mesmo quando sabemos que não nos sentiremos bem depois”, diz Ritieni. “Acho que o benefício dos dias de lixo ou das refeições pode ser simplesmente reconhecer quais são esses alimentos específicos. É importante tomar consciência de como nosso corpo reage a diferentes coisas que escolhemos ingerir. Respeitar os dias de trapaça no passado realmente me encorajou a evitá-los e a comer alimentos que me fazem sentir bem sem exagerar.
Uma indulgência não vai atrapalhar seus esforços: “Entregar-se a alimentos que podem ser considerados ‘não saudáveis’ de vez em quando não vai prejudicar ninguém em sua jornada de saúde”, diz Ritieni. “A comida serve para nos nutrir, não para criar estresse e vergonha quando damos a nós mesmos diretrizes inatingíveis.”
Contras do dia do lixo
Pode mexer com a sua cabeça: “Nosso objetivo é realmente ter um estilo de vida alimentar sustentável”, explica Kobryniec. “Não queremos ser sempre ioiôs. Ao dizer ‘dia do lixo’, significa que estamos nos restringindo de coisas que gostamos. Recompensar-nos com comida leva a uma relação doentia com a comida. Acabamos ensinando a nós mesmos que, se fizermos bem em nos restringir, seremos recompensados com uma refeição pouco saudável.”
Pode acidentalmente se transformar em algo maior (como uma farra): “É como provar o fruto proibido – você pode querer ainda mais porque lhe disseram para não comer”, diz Kobryniec. “E uma vez que isso começa, nós, como humanos, somos comedores subconscientes. Não estamos cientes de quanto estamos absorvendo, especialmente quando sabemos que não podemos tê-lo novamente por mais uma semana.”
Você pode acabar se arrependendo deles: “Dias do lixo e suas refeições podem causar farras que podem atrapalhar os objetivos de alguém”, diz Ritieni. “Por sua vez, isso faz com que as pessoas se sintam péssimas fisicamente e se envergonhem emocionalmente. Comer saudável seis dias por semana apenas para sobrecarregar nossos corpos com um monte de alimentos não saudáveis requer muitos dias para voltar aos trilhos. Isso pode fazer com que alguém perca de vista a alimentação para manter a saúde e a felicidade e, em vez disso, se concentre na recompensa e na punição.”
Uma maneira mais inteligente para o dia do lixo
Se você decidiu que o dia do lixo fará parte do seu estilo de vida ou ainda está experimentando para ver se é adequado, siga estas práticas recomendadas para aumentar suas chances de sucesso:
- Planejar com antecedência: “Prepare com antecedência e saiba o que vai comer, para não ‘comer com os olhos'”, diz Kobryniec. “E escolha apenas uma vez por semana.”
- Estabeleça alguns limites: “Eu digo aos clientes que a quebra da dieta dura desde o momento em que você se senta até se levantar da mesa”, diz Kobryniec. “Essa é uma ótima maneira de inserir algum controle e impedir que se transforme em uma farra ou em um dia inteiro de ‘trapaça.'”
- Deixe de lado a culpa: “Permita-se um pouco de graça e saiba que se você fizer uma refeição fraudulenta, a culpa não fará com que o que você comeu desapareça”, diz Kobryniec. “Não se sinta mal por isso.”
No final do dia, Ritieni diz que todos devem encontrar o que funciona para eles e ser honestos sobre se isso está atendendo a seus interesses.
“Quando constantemente pensamos demais em quais alimentos estamos comendo, isso pode levar a uma alimentação desordenada, níveis mais altos de estresse e problemas de saúde”, acrescenta ela. “Adaptar a dieta de alguém criando práticas de saúde sustentáveis que atendam às suas necessidades individuais leva a uma verdadeira saúde a longo prazo. Padrões dietéticos que não criam sentimentos de ter que fazer uma pausa é uma decisão libertadora.”