Nova lei do governo Trump vai permitir atirar em ursos e lobos com filhotes na toca

atirar em ursos
Imagem Shutterstock

O governo Trump está finalizando leis que permitem a caçadores nas reservas naturais do Alasca atirar em ursos e lobos, assim como em seus filhotes, mesmo que eles estejam em suas tocas. 

>> Siga a Go Outside no Instagram

O Serviço Nacional de Parques está revertendo regulamentação aprovada durante o governo de Barack Obama, que bania práticas de caça criticadas por ambientalistas. Por exemplo, atrair ursos com comida, como donuts.  A nova lei deve ser publicada esta semana. 

+ Conheça o urso mais gordo do Alasca e campeão da Fat Bear Week
+ Brasileiro é resgatado sem comida no lugar do filme Na Natureza Selvagem
Jesse Prentice-Dunn, diretor de políticas do Center for Western Priorities, uma organização de defesa de ambientes e comunidades, definiu a mudança na lei como “surpreendentemente cruel”, ao jornal The Guardian. Ele disse também que foi “apenas mais um dos esforços para destruir as proteções à vida selvagem nos Estados Unidos para atender aos interesses das companhias de extração de petróleo e caçadores de troféus”.

Atirar em ursos e filhotes: legislador alega “direitos dos estados”

O diretor do parque, David Vela, disse que a mudança “alinharia a caça e as regulamentações de armadilhas com aquelas estabelecidas pelo estado do Alasca”.

O senador republicano do Alasca Dan Sullivan, disse que esta revisão seria necessária “não apenas por princípios, mas por ‘direitos dos estados’.” Um consórcio tribal, a Tanana Chiefs Conference, disse que a lei do governo Obama foi implementada sem consultar as tribos adequadamente. A lei anterior teria desconsiderado que existe uma dependência nas áreas rurais do Alasca aos recursos naturais para alimentação, ameaçando “práticas centenárias de gerenciamento sustentável”. 

Peter Christian, porta-voz do serviço do parque no Alasca, disse ao jornal Anchorage Daily News que as mudanças vão permitir aos caçadores encurralarem ursos, incluindo filhotes e fêmeas com filhotes para fora das tocas, expulsando-os de dentro com luz artificial. Além disso, vão tornar muito mais fácil atirar em ursos, usar iscas para atrair ursos marrons e cinzas. Também facilitará e caçar lobos e coiotes durante a estação de hibernação e atirar em caribus enquanto eles estão nadando ou de dentro de marcos. 

A administração Obama disse que mudar as regras era necessário para evitar a redução artificial da população de predadores do Alasca e desestabilizar seus ecossistemas. 

O Ministério do Interior de Trump tem buscado dar acesso de forma consistente a companhias de petróleo e caçadores. Mês passado, propôs expandir os acessos a caça e pesca em mais de 97 refúgios de vida selvagem e em nove berçários de peixes.