O crescimento do universo fitness tem trazido cada vez mais consumidores para o mercado de suplementação proteica, como uma pesquisa da Mintel comprova ao mostrar que 82% dos brasileiros têm interesse por alimentos e bebidas dessa categoria. De olho nessa tendência e junto com o objetivo de promover um consumo consciente, a NotCo, startup global de alimentos que produz alternativas à base de plantas para produtos alimentícios de origem animal, lança o NotMilk High Protein, primeira bebida proteica vegetal não refrigerada do segmento.
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Sem adição de açúcares e fonte de vitaminas D e B12, o produto atende a todos os critérios funcionais esperados, especialmente no que se refere à composição de carboidratos e proteínas, com, respectivamente, 3,5g e 15g por embalagem. “Chegamos a um produto delicioso, mas que também se destaca por ter uma ótima relação entre esses macronutrientes. Esse é sempre um desafio nesse setor, tanto para as alternativas plant based, quanto para as de origem animal”, explica a Head de Marketing da foodtech, Vanessa Giangiacomo.
Por esse motivo, o leite vegetal chega com a proposta de atender as necessidades de indivíduos que praticam atividades físicas e necessitam de uma dieta rica em proteínas, porém, ao mesmo tempo, não abrem mão de uma alimentação com baixo impacto na natureza. O formato “grab and go” também facilita o seu consumo no deslocamento para o trabalho ou academia, ajudando a criar uma rotina de bem-estar completa.
“A novidade atinge pessoas que prezam pela própria saúde e a do nosso planeta, portanto vai além dos paladares vegetarianos e flexitarianos ou praticantes de exercícios físicos. O lançamento também não possui lácteos, caseína e colesterol, além de ser livre de glúten, o que o torna mais adequado para aqueles que possuem intolerâncias, alergias ou restrições de consumo a esses elementos”, diz a porta-voz da empresa.
Disponível nos sabores Chocolate, Coco com Baunilha e Pasta de Amendoim, todas essas vantagens são complementadas com o fato do NotMilk High Protein não possuir gosto residual, que é marcado em muitos itens que priorizam as proteínas vegetais. “Com uma combinação dos melhores ingredientes, a opção ajuda quem quer aumentar o consumo de alimentos e bebidas sustentáveis, pois tem o sabor e a textura do leite animal, não demandando um sacrifício do consumidor na hora de beber”, reforça Giangiacomo.
Produto sustentável
Uma das marcas do NotMilk High Protein é a sustentabilidade. A sua produção utiliza menos água, gás carbônico e energia do que no ingrediente de origem animal, sem falar da própria exploração da espécie que não acontece. “A produção de alimentos baseada na criação de animais, em sua maioria, é liderada por padrões ineficientes e abusivos sobre eles. Além disso, é a principal causa do desmatamento, gases de efeito estufa e de praticamente toda destruição ambiental conhecida pelo ser humano”, explica a Head de Marketing. “Quando removemos o animal da linha de produção, não estamos apenas o salvando, mas também removendo todos esses fatores adjacentes”, complementa.
Outro mérito sustentável do produto é a embalagem de 250 ml que é totalmente reciclável e faz parte de um sistema de reaproveitamento da marca. “Possuímos uma parceria com a empresa de reciclagem EuReciclo, que garante que a cada embalagem nossa que é vendida, outra embalagem similar é reciclada. Assim, conseguimos tornar todos os fatores que cercam nossos produtos parte de um ciclo completamente sustentável”, afirma Giangiacomo.
Campanha “Larga a Vaca”
Por ser a bebida ideal para praticantes de atividades físicas, o lançamento do NotMilk High Protein também é acompanhado de uma campanha especial, a “Larga a Vaca”. A ideia da iniciativa é promover uma série de ações que mostrem como as pessoas podem trazer leveza às suas vidas ao consumirem opções vegetais, valorizando o meio ambiente e ajudando na construção de um mundo mais saudável.
“Produtos à base de leite animal são pesados para muitos consumidores, tanto no que se refere à sua digestão para quem tem uma agenda de treinos, como para aqueles que sentem que poderiam recorrer a alternativas da bebida mais sustentáveis. Pensando nesse cenário, elaboramos a ação com a meta de tirar um pouco desse peso do mundo, provando que o universo plant based substitui com tranquilidade os itens derivados de animais e permite que ‘larguemos’ esse tipo de produção”, destaca Giangiacomo.
Dentre as ações da campanha, estão uma série de corridas que acontecem nos estados do Sul e Sudeste do Brasil e ocorrem até o mês de dezembro, as quais o NotMilk High Protein marca presença. As atividades contam com a participação de diversos influenciadores digitais e o apoio da MUDE, plataforma que visa transformar cidades em espaços democráticos de bem-estar com academias a céu aberto e aulas gratuitas. No aplicativo da marca, também serão disponibilizadas gravações de receitas saudáveis a cada 3 meses, sendo que algumas delas contêm o novo lançamento da NotCo.