Restaurante também servirá como centro de pesquisa da vida marinha

Under, primeiro restaurante debaixo d’água da Europa e o maior do mundo, está sendo construído abaixo da superfície do Mar do Norte, perto da ponta mais meridional da Noruega.

Programado para abril de 2019, o restaurante possui uma estrutura de 33 metros de comprimento e uma laje oblíqua de concreto que parece um periscópio afundado. A estrutura vai acomodar cerca de 100 convidados, distribuídos em três níveis, oferecendo vistas subaquáticas únicas do ambiente marinho com janelas panorâmicas.

At the southernmost point of the Norwegian coastline by the village of Båly, Snøhetta has designed the underwater…

Publicado por Snøhetta em Segunda, 23 de outubro de 2017

 

O designer é do escritório de arquitetura norueguês Snøhetta, que ganhou fama com projetos como a Bibliotheca Alexandrina no Egito a Ópera de Oslo, o Pavilhão Nacional do 11 de Setembro e a renovação da Times Square em Nova York.

O restaurante começou a ser construído em julho, com a instalação da estrutura submersa – foram necessários contêineres cheios de água para dar o efeito submerso antes de serem fixados no fundo do mar com um total de 18 pontos de ancoragem.

Did you know that Under is designed to consider its geographic context and aquatic neighbors? The sleek, streamlined…

Publicado por Snøhetta em Quinta-feira, 26 de outubro de 2017

“O primeiro problema é a pressão da água, já que estamos a cinco metros abaixo da superfície, mas o maior desafio são as ondas. O vento e as ondas são extremos aqui. Para resistir a todas essas forças, o edifício é ligeiramente curvo”, disse Rune Grasdal, arquiteto sênior da Snøhetta, em entrevista à CNN.

Para garantir a segurança dos hóspedes, uma análise foi realizada para estudar a propagação e a carga das ondas, e a estrutura de 2.500 toneladas foi projetada para suportar os eventos mais extremos.

Publicado por Snøhetta em Segunda, 28 de maio de 2018

O menu de degustação, criado pelo chef dinamarquês chefe Nicolai Ellitsgaard Pedersen, ainda está sob sigilo, mas irá depender muito de frutos do mar locais.

Partes do edifício também serão dedicadas a uma pesquisa de biologia marinha fora do horário de funcionamento do restaurante.

O restaurante aceita reservas a partir de abril de 2019, embora a disponibilidade já seja limitada até o verão. De acordo com Grasdal, no entanto, a melhor maneira de planejar uma visita é observar a previsão do tempo. “Acho que a experiência mais emocionante será visitar o restaurante durante o mau tempo.Será fantástico ver a superfície do mar quebrada pelas ondas grandes e pela chuva “, disse ele.