A Mata Atlântica possui cerca de 1.000 espécies de aves e mais de um quinto delas são endêmicas, ou seja, existem apenas nesse bioma. Devido ao histórico de descobrimento e exploração nessa região do Brasil, boa parte das áreas naturais foi perdida e muitas dessas espécies hoje estão ameaçadas de extinção devido, principalmente, à perda de habitat. Por isso, desenvolver atividades que ressaltam a importância da preservação da floresta e dos seus habitantes é a única saída para valorizar um dos biomas mais ricos em biodiversidade do Planeta.
O Ninho da Cambacica, em Ubatuba (SP), surgiu assim: do sonho de dois biólogos apaixonados por aves de viver em um lugar onde pudessem observar constantemente os fenômenos naturais de um ambiente preservado. O desejo era estar em meio à natureza e passar a conhecer melhor comportamento das aves e suas interações com o meio ambiente, além de proteger a floresta, claro. O casal tem experiência anterior com ecoturismo na Amazônia, e sabia que a Mata Atlântica possui muita diversidade para ser conhecida e admirada pelos ecoturistas, mesmo que ainda não fosse um destino tão procurado para esse fim.
Veja também
+ Destinos e roteiros de viagens que vão mudar sua maneira de conhecer o mundo
+ 10 viagens dos sonhos para fazer de bicicleta em 2023
+ Banco Master Rocky Mountain Games fecha temporada com chave de ouro no Fazendão
Aventuras
No Ninho da Cambacica você terá a possibilidade de observar muitas espécies de aves livres em seus ambientes naturais. A lista do local já conta com mais de 250 espécies e muitas podem ser facilmente observadas enquanto você toma um belo café da manhã: ao redor da área comum, os anfitriões montam comedouros e bebedouros nos quais aves lindas e coloridas voam para se alimentarem. As famílias de aves Thraupidae aparecem às dezenas, atraídas pelas frutas disponibilizadas no comedouro. Representantes dessa família como a saíra-sete-cores, tie-sangue e saí-verde acrescentam um colorido alegre e fascinante na paisagem exuberante da Serra do Mar, vista do deck onde são feitas as refeições. Os donos da pousada gostam muito de interagir com os hóspedes, divulgando as informações, ajudando na identificação das aves e falando sobre a ecologia do grupo. Dependendo da estação do ano, algumas espécies migratórias de áreas de altitude podem chegar aos comedouros e aumentar ainda mais a diversidade de aves observadas. No inverno, com menos alimento disponível na mata, a oferta de frutas se torna ainda mais eficiente e mais espécies e indivíduos passam a frequentar os comedouros; sem nunca deixarem de interagir e se alimentar dos recursos disponíveis na mata.
Durma bem
A vista dos quartos do Ninho da Cambacica – e de toda a área ao redor da pousada – é a Serra do Mar. É um deleite observar uma área tão preservada e cheia de vida durante o tempo da estada
Paladar
No local são oferecidas todas as refeições. O café da manhã conta com pães e pão de queijo produzidos pelo próprio Ninho, além de geleias artesanais. As refeições são montadas com muitos produtos locais, como a mandioca, que é cultivada em abundância pela comunidade tradicional do bairro.
Fora da rota
Em áreas próximas estão lindas cachoeiras e praias preservadas. A praia da Fazenda fica a cerca de 10km e está inserida dentro dos limites do Parque Estadual da Serra do Mar, então a vista ao chegar é de uma extensa praia de 3km com sua restinga conservada.
VAI LÁ
Ninho da Cambacica
Ubatuba (SP)
+55 11 97168-8222 (WhatsApp)
ninhodacambacica.com.br
@ninhodacambacica
Trecho da matéria “Viajar é o melhor destino”, publicada na edição 176 da revista Go Outside.