Lançado originalmente em 1972, o Nike Cortez foi um dos primeiros modelos de corrida da marca, desenhado pelo lendário Bill Bowerman, cofundador da empresa.
Nos Jogos Olímpicos de Munique, naquele mesmo ano, o Cortez calçou atletas da seleção dos EUA e rapidamente tornou-se um sucesso de vendas, com mais de 800 mil unidades comercializadas em seu primeiro ano.
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Com o tempo, o modelo deixou de ser apenas um tênis de performance e passou a fazer parte da moda casual, sendo adotado por diferentes gerações que o viam como um ícone de estilo e simplicidade.
Em 1994, o Cortez finalmente ganhou fama mundial ao aparecer no filme Forrest Gump, em uma das ações de marketing mais memoráveis da história do cinema.
No filme, o Cortez acompanha Forrest, personagem interpretado por Tom Hanks, em sua corrida épica pelos EUA em um momento decisivo de sua vida.
A partir daí, o Cortez deixou de ser apenas mais um modelo e se consolidou como um ícone cultural de toda uma geração.
Nos festejos de 40 anos de Forrest Gump, a Nike decidiu relançar uma edição clássica do calçado no mesmo esquema de cores branco, vermelho e azul vistos no filme.
“É uma homenagem ao papel duradouro que os Cortez desempenharam na cultura popular e um reconhecimento do impacto cultural do filme”, destacou a empresa em comunicado.
As vendas começaram neste mês de novembro no Brasil ao preço de R$ 649 no site da Nike.