Quando Jeff Potter chegou a Carson City, Nevada (EUA), no final dos anos 90, ele sentiu uma ausência: sua nova casa estava cercada por montanhas baixas na borda leste da imponente Sierra Nevada e pelo vasto Lago Tahoe, mas não havia uma maneira real de chegar até elas sem um carro.
Nativo da Califórnia e atraído pelo labirinto de trilhas de mountain bike de Tahoe, Potter e seus amigos cansaram de montar suas bicicletas em suportes de teto e engate apenas para ir a algum lugar diferente. Então Potter, que eventualmente ganharia o nome de “O Guardião das Trilhas de Carson City”, começou a planejar com a Muscle Powered, uma organização que há muito tempo promove infraestrutura não veicular por lá: Como ele poderia construir trilhas que conectassem esse lugar onde amava viver às poderosas montanhas e rotas sem fim que adorava percorrer?
Veja também
+ Descubra como é subir o Kilimanjaro pela Rota Lemosho
+ Leave No Trace: Go Outside, Outward Bound Brasil e Nos Alpes vestem a camisa da preservação
+ Surf: Torre para as Olimpíadas de Paris 2024 é finalizada em Teahupoo
Um quarto de século e 15,7 quilômetros de trilha única depois, o sonho de Potter agora é uma trilha navegável. Terminada no último outono, pouco antes da neve chegar à região, a Trilha da Capital para Tahoe torna possível caminhar, pedalar ou cavalgar quase desde o prédio do Capitólio de arenito de Nevada até a Trilha do Cume de Tahoe (Tahoe Rim Trail – TRT) e sua conexão que atravessa o país, a Pacific Crest Trail (PCT).
Na verdade, Carson City está planejando pagar a dois trekkeiros US$ 5 mil (cerca de R$ 25 mil) cada para fazer exatamente isso no verão de 2025: caminhar do Capitólio até o Canadá e contar a história. (O período de inscrição se encerra em 31 de maio de 2024.) Com pouco mais de 2.500 km, isso dá um pouco mais de R$ 10 por quilômetro.
“Nosso centro fica no meio de todas essas trilhas,” diz Lydia Beck, a gerente de marketing de Visit Carson City que idealizou o plano para patrocinar caminhadas de longa distância no final de 2022. “E as pessoas não têm ideia de que Carson City tem um belo trecho do lado leste do Lago Tahoe. Estamos tentando trazer conscientização para nossa proximidade.”
Carson City provavelmente nunca se tornará uma “cidade das trilhas” para caminhadas de longa distância da PCT ou TRT, já que os recursos e celebrações de South Lake Tahoe estão muito mais próximos dessas trilhas. (E a PCT, por sua parte, tende a se desviar para oeste a partir do Lago Tahoe.) Mas a geografia da pequena cidade e sua posição ao longo da base da bela Serra de Carson, com outros picos em todas as direções, fazem dela um hub primordial para exploração em todas as direções.
Peter Doenges — o pioneiro de gráficos de computador aposentado de 77 anos que assumiu o antigo papel de Potter na Muscle Powered como Coordenador de Trilhas em 2019 — vê a “Cap para Tahoe”, como ele a chama, como uma parte crucial desse plano.
“Estamos constantemente agitando o pote com base nos processos públicos anteriores que aprovaram todas essas rotas de trilha — e então partindo para construí-las,” diz Doenges. “Há tantas pessoas nesta cidade que acreditaram nesta trilha, em nos integrar a esse sistema maior.”
De fato, a Trilha da Capital para Tahoe é simplesmente a última fase de um plano maior que Potter ajudou a iniciar quando se associou pela primeira vez com a Muscle Powered. Eles construíram a Trilha de Ash a Kings, ligando duas estradas que cortam canyons, de 2012 até 2015, ganhando até um prêmio da American Trails. Naquela época, Potter já sonhava com como a próxima trilha alcançaria o Lago Tahoe. “São mais 16 km de trilha que esperamos construir,” ele disse ao Adventure Sports Journal em 2016. “Não se trata apenas de recreação. É sobre fornecer conectividade à nossa comunidade.”
A comunidade respondeu a altura. A construção começou em 2020, e a Muscle Powered recrutou um construtor de trilhas profissional e mecanizado em um ponto, à medida que o caminho subia quase 600 metros e cortava através de vegetação densa. Potter, que não mora mais em Carson City, até fez a “marcação final” — uma última pesquisa para garantir que a trilha esteja devidamente alinhada. No dia seguinte à finalização dos últimos dois quilômetros remotos, Doenges viu marcas de pneus e pegadas cortando o caminho.
Mas, até onde se sabe, ninguém ainda percorreu a Trilha da capital para Tahoe em direção oeste, alcançou a PCT e seguiu para o norte até o Canadá. É aí que entra o concurso. Em vez de realizar um sorteio de inscrições, Visit Carson City pretende avaliar cada aplicação e escolher duas pessoas que eles acham que podem ir até o fim — e, claro, compartilhar a história ao longo do caminho. Até meados de março, eles só receberam uma dúzia de inscrições.
Se tudo correr bem desta vez, no entanto, eles até podem continuar o programa para trekkeiros nos próximos anos. “Não estamos descartando essa possibilidade,” diz Beck. “Estamos muito empolgados.”