O nepalês Nirmal “Nims” Purja escalou todas as 14 montanhas do mundo acima de 8.000 metros de altura em 189 dias. Nirmal marcou um recorde que outros alpinistas levaram anos para alcançar.
Nirmal completou a última de suas 14 subidas, até o cume de Shishapangma, às 8h08 desta terça-feira (29). O alpinista chamou a atenção internacional este ano com a publicação de sua foto chocante perto do cume do Everest.
“Missão cumprida!”, relatou Nirmal do cume com seus colegas de equipe Mingma David Sherpa, Galjen Sherpa e Gesman Tamang.
Ver essa foto no Instagram
Escalar todos os gigantes do Himalaia tem sido um desafio cobiçado no alpinismo. Pela primeira vez que alguém conseguiu escalar as 14 montanhas foi Reinhold Messner. Em 1986 ele também foi o primeiro a escalar todos os picos sem oxigênio suplementar. Em 2010, Edurne Pasaban se tornou a primeira mulher a completar todas montanhas com mais de 8.000 mil metros.
Nirmal optou por usar oxigênio suplementar em suas subidas, justificando sua escolha pelo enorme tamanho do desafio que ele havia se colocado. Seu objetivo com o Project Possible era escalar todas as montanhas acima de 8.000 metros em menos de 7 meses.
O antigo recorde para a tentativa das 14 montanhas acima de 8.000 metros era de sete anos, 10 meses e seis dias e foi realizada pelo montanhista coreano Kim Chang-ho em 2013.
Everest, Lhotse e Makalu em 48 horas
O nepalês escalou o Everest, Lhotse e Makalu (a quarta e quinta montanhas mais altas do mundo) consecutivamente em apenas 48 horas.
A conquista é ainda mais extraordinária, pois as incertezas no clima e nas condições podem reduzir a janela de oportunidade para escalar até uma montanha por alguns dias.
Nirmal e sua equipe também foram obrigados a obter uma permissão especial de escalada da Associação de Montanhismo da China no Tibete para completar seu desafio quando a China fechou Shishapangma para outros alpinistas nesta temporada.
Resgates
Além de sua ascensão bem-sucedida este ano, Nirmal também esteve envolvido em quatro resgates.
Em 23 de abril, na descida de Annapurna, Nirmal liderou um resgate do Dr. Chin Wui Kin, que havia sido separado de uma expedição que o acompanhava e deixado sem comida, água ou uma garrafa de oxigênio por 40 horas.
Em 15 de maio, depois de chegar ao cume de Kanchenjunga em 21 horas, Nirmal e sua equipe resgataram mais dois alpinistas de uma altitude de 8.400 metros e sacrificaram seu próprio oxigênio suplementar aos alpinistas em necessidade.