A China e o Nepal anunciaram em conjunto uma nova altura para o Monte Everest, pondo fim à polêmica em torno da altura exata do ponto mais alto do mundo.

Com base em pesquisas paralelas conduzidas pelos dois países, a nova altura do Everest é de 8.848,86 metros. De acordo com a agência de notícias oficial chinesa Xinhua, um pouco mais do que a medição anterior do Nepal e cerca de quatro metros mais alta do que a chinesa.

A nova altura seria baseada em medições trigonométricas e GPS realizadas pelo Nepal e pela China. O Nepal enviou uma equipe de inspetores ao topo do pico em maio de 2019, enquanto a China enviou uma equipe no início deste ano.

Leia Mais: Chineses realizam os primeiros cumes do Monte Everest em 2020
Você está pronto para subir o Everest? Faça o teste

Esta foi a primeira vez que o Nepal realizou de forma independente tais medições. Algo que aconteceu em meio a especulações de uma possível mudança na altura devido ao aquecimento global e um terremoto de 2015.

O Nepal já havia reconhecido 8.848 metros como a altura oficial da neve do Monte Everest, resultado de uma pesquisa realizada pelo Survey of India no início dos anos 1950. Mas medições mais recentes apresentaram números diferentes.

A primeira vez em que se falou sobre a altura do Monte Everest foi em 1856, quando o matemático Radhanath Sickdhar descobriu que o Everest é a montanha mais alta do mundo. Ele fez a descoberta enquanto trabalhava para o Grande Levantamento Trigonométrico, um projeto dedicado ao levantamento e mapeamento do subcontinente indiano.

Até o advento dos satélites, os topógrafos usavam um dispositivo chamado teodolito, um instrumento óptico de precisão montado em um tripé, para medir ângulos entre dois pontos designados. Para fazer isso, o pesado equipamento é carregado de uma montanha a outra, e uma equipe de pesquisa mede gradativamente a altura do Everest a partir do nível do mar, ziguezagueando ao norte da Baía de Bengala até que eles possam ver o pico.

Uma pesquisa de 1954 usando uma técnica semelhante calculou que o Everest está a 8.847 metros acima do nível do mar, um número que ainda é reconhecido por muitos países e editores de mapas.

A primeira pesquisa usando a tecnologia GPS foi em 1999, em uma expedição liderada pelo cartógrafo e explorador Bradford Washburn, e patrocinada pela National Geographic Society. O trabalho dessa equipe alcançou uma altitude de 8.849  metros – o número ainda em uso pela Sociedade até que as novas medições possam ser totalmente verificadas.