Dois mil anos atrás, um navio romano com carga estava cruzando o Mar Mediterrâneo. Mas, por alguma razão, a embarcação não conseguiu chegar ao seu destino. Agora, arqueólogos encontraram o navio naufragado com 6 mil ânforas – potes de argila usados no Império Romano para o transporte de vinho e azeite de oliva, datado entre 100 aC e 100 dC. Este foi considerado o maior naufrágio clássico já encontrado no leste do mar Mediterrâneo.

kefalonia shipwreck amphorae rome
As ânforas estão em excelentes condições – Foto: Ionian Aquarium, Kefalonia

Os destroços do navio romano de 35 metros, juntamente com sua carga, foram descobertos durante uma pesquisa equipada com sonar no fundo do mar na costa de Kefalonia – uma das ilhas jônicas na costa oeste de Grécia.

+ Imagens de navio HMS Terror ‘congelado no tempo’ reacende mistério de 170 anos
+ Exploradores mostram novas imagens do Titanic no fundo do mar

A pesquisa foi realizada pela rede Oceanus da Universidade de Patras, usando técnicas de processamento de imagens de inteligência artificial. A pesquisa foi financiada pelo programa Interreg da União Europeia.

“A carga de ânforas, visível no fundo do mar, está em muito bom estado de conservação e o naufrágio tem o potencial de fornecer uma riqueza de informações sobre rotas de navegação, comércio, estiva de cascos de ânforas e construção de navios durante o período relevante”, escreveu a equipe da pesquisa no Journal of Archeological Science.

De acordo com a pesquisa, este é o quarto naufrágio romano encontrado na área. Os naufrágios da era clássica são difíceis de discernir com o sonar, pois ficam perto do fundo do mar e geralmente podem ser escondidos por características naturais. O porão de carga está entalhado dois metros abaixo do solo.

Retirar o navio do fundo do mar é bastante custoso. Então, por enquanto, os arqueólogos vão “recuperar apenas as ânforas e usar técnicas de DNA para descobrir se estavam cheias de vinho, azeite, frutos secos ou trigo”. As peças retiradas do navio vão ficar ao cuidado do museu Ionian Aquarium, em Lixouri, na segunda maior cidade de Kefalonia.