Um navio “fantasma” sem ninguém reapareceu nesta semana na costa da Irlanda. Sem tripulação nenhuma a bordo, a embarcação cargueira foi encontrada próxima a rochas de uma vila de pescadores em Ballycotton, no condado de Cork.
Autoridades dizem que o navio foi arrastado pelo mau tempo que atingiu a Europa com a tempestade Dennis.
+ Navio romano que naufragou há 2 mil anos é encontrado no Mediterrâneo
O navio, de nome MV Alta, foi contruído em 1976 e teve seus altos e baixos até aparecer abandonado na Irlanda.
Segundo o jornal britânico The Guardian, o MV Alta possui 77 metros de comprimento e ficou à deriva cerca de um ano. Por anos foi navegado sob bandeira da Tanzânia, até que acabou vendido em 2017. Viajou da Grécia até o Haiti em 2018, quando sofreu danos e acabou abandonado na costa de Bermuda.
Two days ago @hmsprotector discovered this apparently abandoned Merchant Vessel whilst mid-Atlantic. We closed the vessel to make contact and offer our assistance, but no one replied! Whilst investigations continue we’re unable to give you more detail on this strange event.???? pic.twitter.com/x29sB5IF06
— HMS Protector (@hmsprotector) September 2, 2019
Naquele ano, a tripulação, com pouquíssima comida, decidiu abandonar o navio, e todos foram resgatados com vida pela guarda-costeira norte-americana.
O navio fantasma foi rebocado até a Guiana, onde acabou sequestrado por ladrões do mar. Seu destino era desconhecido até agosto de 2019, quando um navio de patrulha britânico, o HMS Protector, o encontrou abandonado no meio do Atlântico.
As autoridades marítimas de Cork informaram que já estão tentando decidir o que fazer com o MV Alta, em conjunto com a guarda-costeira irlandesa.
É preciso resolver logo a questão, já que os irlandeses temem que possa acontecer um vazamento de óleo do navio.