Um navio mercante holandês foi encontrado em condições quase perfeitas, apesar de passar 400 anos debaixo d’água. Recentemente mergulhadores fizeram a descoberta misteriosa enquanto exploravam o Mar Báltico na costa da Finlândia.

Os mergulhadores, da equipe sem fins lucrativos Badewanne, já se depararam com naufrágios antes, mas nunca um tão antigo e intacto quanto o navio mercante holandês. O navio foi datado do século XVII.

A embarcação remonta a uma época em que o Império Holandês abrangia cinco continentes, tornando-se uma superpotência econômica que era, sozinha, responsável por metade do transporte marítimo da Europa em 1670.

Leia Mais:
+ Exploradores mostram novas imagens do Titanic no fundo do mar
+ Imagens de navio HMS Terror ‘congelado no tempo’ reacende mistério de 170 anos

O navio é chamado de ‘fluyt’, um tipo de navio projetado para transportar o máximo de carga com apenas alguns tripulantes.

Embora muitos desses navios fossem usados ​​naquela época, poucos exemplos permanecem até hoje. De acordo com o jornal The Sun, o naufrágio foi encontrado perto da foz do Golfo da Finlândia, cerca de 85 metros abaixo da superfície.

O navio está em tão boas condições que os especialistas ainda não sabem ao certo por que ele afundou. Além disso, o frio, a escuridão e os baixos níveis de sal significam que os organismos que costumam comer naufrágios de madeira não estão presentes.

Para a entidade Badewanne, a descoberta do navio praticamente intacto e completo, é um bom exemplo da importância do Mar Báltico, e especialmente do Golfo da Finlândia como uma “adega especial do mar”. “Só aqui o ambiente preserva os naufrágios, abundantes devido ao mar ser uma importante rota de comércio e campo de batalha para muitas guerras ao longo dos séculos”, disse um comunicado.

A equipe de Badewanne continuará documentando e investigando deste naufrágio em cooperação com a Agência Finlandesa do Patrimônio de Antiguidades e outros parceiros.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo