Não é segredo para ninguém que exercícios aeróbicos ajudam a evitar os danos do envelhecimento. Mas um crescente movimento de pesquisas sugere que a natação em águas abertas pode oferecer um estímulo único para a saúde do cérebro.
Por ser praticado na natureza, a natação outdoor proporciona efeitos regeneradores comprovados. Um estudo publicado em 2023 no Journal of Environmental Psychology revelou que nadadores que treinam no mar relataram menos episódios de estresse e um aumento significativo no humor e no bem-estar geral.
Veja também
+ Inscrições abertas: e-MTB e Aquathlon reforçam Rocky Mountain Games em Juquitiba
+ Leia essas dicas antes de planejar sua próxima surf trip
+ Vista o propósito: nova coleção Leave No Trace celebra a consciência ambiental no outdoor
Longe das comodidades de uma piscina, o desafio das águas abertas também fortalece a resistência física, a autonomia e a capacidade de adaptação. Além disso, o contato com a água mais fria age como um estímulo natural para a circulação sanguínea, potencializando os efeitos positivos sobre o corpo e a mente.
Outro estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade de Delaware, mostraram que o exercício na água promove uma elevação de proteínas como o BDNF (Brain-Derived Neurotrophic Factor, na sigla em inglês), fundamentais para o crescimento de novos neurônios e a manutenção da plasticidade cerebral. Em resumo: nadar pode literalmente fortalecer seu cérebro.
Nadar no oceano, com a natação em águas abertas também se tornou uma tendência crescente para a cura psicológica, sustentada por uma série de livros que incluem Leap In, de Alexandra Hemingsly, Floating: A Life Regained, de Joe Minihan, e Why We Swim, de Bonnie Tsui.
Por que as águas abertas potencializam tudo isso
A natação já é um ótimo esporte, agora leve essa equação para fora das piscinas. Em águas abertas, o desafio é ainda mais completo: você precisa interpretar variáveis como correntezas, temperatura da água e orientação espacial, o que ativa diferentes áreas do cérebro em comparação com a natação em ambiente fechado.
Um estudo publicado no Journal of Human Kinetics em 2020 destacou que esportes praticados em ambientes naturais aumentam significativamente a sensação de vitalidade e reduzem sintomas de ansiedade e depressão. Essa combinação de estímulo físico, mental e ambiental faz da natação em águas abertas uma das atividades mais completas para quem busca saúde integral.
Sua chance: Rocky Mountain Games em Juquitiba

Se bateu aquela vontade de mergulhar nessa experiência, anota aí: no próximo dia 14 de junho, o Rocky Mountain Games aterrissa em Juquitiba (SP) para sua segunda etapa da temporada — e a natação em águas abertas está de volta ao cardápio.
Com provas de 750m, 1.500m e 3.000m na preservada Represa Cachoeira do França, o evento promete aquele combo perfeito de desafio esportivo e conexão profunda com a natureza. As águas convidativas, e o entorno verde cria o cenário ideal para testar (e cuidar) do seu cérebro e do seu corpo.
E tem novidade na programação: estreia também o Aquathlon, modalidade que combina a natação em águas abertas com uma corrida em trilhas. É a escolha perfeita para quem quer colocar à prova sua resistência física e mental, transitando entre dois ambientes de pura adrenalina.
De cabeça
Dicas da Poliana Okimoto para quem se aventurar na natação em águas abertas
1. Nunca nade sozinho
Mesmo que você se sinta apto, procure estar sempre em companhia de outros atletas. Caso não seja possível, avise os guarda-vidas da praia que você está entrando no mar para nadar. Eles ficarão de olho em você.
2. Óculos bem ajustados
A orientação no mar é fator determinante para sua segurança, então é importante que você invista em bons óculos de natação. Eles devem ser confortáveis, com lentes antiembaçantes e da cor correta. Talvez o que seja mais diferente entre os modelos de óculos de natação sejam os tipos de lentes.
Cada um dos modelos existentes no mercado possui uma característica que pode beneficiar ou, ainda, atrapalhar a performance do seu nado. Dentre as opções para travessias em águas abertas, podem se destacar três tipos de lentes: a fumê, ou espelhada e a polarizada.
Com característica de diminuição de incidência luminosa, são indicadas para águas abertas. A fumê possui uma lente escura e, por conta disso, não permite a entrada de muita luz; a espelhada reflete a luz solar; e a polarizada evita a entrada do reflexo do sol, além de proteger dos raios UVA e UVB.
3. Nade sempre de touca
Mesmo que seu cabelo seja curto, mesmo que esteja calor e mesmo que seu costume seja nadar sem touca, opte por nadar com ela, preferencialmente na cor branca, quando estiver nadando no mar. Desta forma você ficará mais visível aos barcos, jet-skis e bombeiros.
4. Use a boia de sinalização individual
Hoje em dia é super fácil de encontrar a boia individual que você leva amarrada por um cinto. Elas são leves e algumas tem uma bolsa interna onde você pode colocar um gel, uma hidratação, a chave do carro e até o celular.
5. Nade beirando a costa
Não nade mar adentro, nade sempre costeando a beira mar, desta forma você fica mais perto da praia e em caso de qualquer mal-estar você estará a poucas braçadas da terra firme.
6. Use um relógio Smartwatch
A prática da natação em águas abertas pode ser tão prazerosa que podemos perder a noção do tempo, então ter um relógio smart pode te ajudar a regular os minutos, a distância e até batimentos cardíacos.
7. Hidrate-se
A hidratação é fundamental para evitar câimbras, dores musculares e mal-estar devido a desidratação. Portanto, se vai treinar no mar, lembre-se de caprichar na hidratação dos três dias que antecedem o treino.
8. Leve um gel
Gosto sempre de me precaver contra possíveis problemas no meio do treino, então deu fome, passou mal, está com muito frio, hipoglicemia? Toma o gel; mal não vai fazer.
9. Passe vaselina
Nadar no mar é diferente de nadar em piscina, o atrito do maiô, axilas, pernas e pescoço é maior quando nadamos no mar, isso porque a água do mar tem sal. Então não se esqueça de caprichar na vaselina, ou correrá sérios riscos de sair machucado(a) do mar.
10. Não se esqueça do protetor solar
Se fazemos atividade física pensando em nossa saúde, não podemos deixar de lado a saúde da pele também. Previna o câncer de pele.
Vai lá
Rocky Mountain Games
Quando: 14 de junho
Onde: Juquitiba (SP)
Distâncias: 750m, 1.500m e 3.000m
Saiba mais aqui.