- Pesquisadores relatam que a natação em água fria pode reduzir o estresse e a ansiedade.
- Quase metade das mulheres em um novo estudo indicou que a natação em água fria ajudou a reduzir a ansiedade.
- Especialistas dizem que a redução da ansiedade pode ajudar a aliviar os sintomas da menopausa.
Nadar em água fria pode reduzir os sintomas da menopausa, incluindo estresse, ondas de calor e dores, de acordo com um novo estudo publicado no Sage Journals.
O estudo reuniu 1.114 mulheres, das quais 785 estavam passando pela menopausa. Todas nadaram em água fria para ver se isso reduziria os sintomas.
Uma mulher de 57 anos descreveu a experiência da seguinte maneira: “Água fria é fenomenal. Salvou minha vida. Todos os sintomas (físicos e mentais) desaparecem e me sinto no meu melhor.”
Veja também
+ 15 benefícios da natação para sua saúde física e mental
+ 6 dicas de treinamento para o MTB do Rocky Mountain Games Atibaia
+ Os impactos de uma ultramaratona no cérebro humano
“Os benefícios da água fria já foram revelados anteriormente para melhorar o humor e reduzir o estresse em nadadores ao ar livre, e banhos de gelo têm sido usados há muito tempo para ajudar na recuperação muscular e reparo de atletas”, disse Joyce Harper, professora de ciência reprodutiva na University College London e uma das autoras do estudo, em comunicado à imprensa.
“Nosso estudo apoia essas afirmações. Enquanto isso, as evidências anedóticas também destacam como a atividade pode ser usada por mulheres para aliviar os sintomas físicos, como ondas de calor e dores da menopausa”, acrescentou.
Além de aliviar sintomas, as mulheres disseram que a natação em água fria melhorou a saúde mental, aumentou o exercício regular e proporcionou mais tempo ao ar livre. As mulheres também sentiram que os efeitos positivos eram pronunciados quando estava mais frio.
Os pesquisadores também exploraram se a natação em água fria ajudava nos sintomas menstruais. Eles descobriram:
- 46% disseram que melhorou a ansiedade.
- 37% disseram que ajudou nas mudanças de humor.
- 37% disseram que melhorou a irritabilidade.
No entanto, especialistas alertam que é prudente conversar com um médico antes de começar um tratamento na água fria, pois há riscos como hipotermia, choque térmico e alterações do ritmo cardíaco.