NASA procura voluntários para viverem em módulo 3D por um ano em Marte

NASA procura voluntários para viverem em módulo 3D por um ano em Marte
Foto: Reprodução

Há muito tempo é um objetivo colocar humanos em Marte e logo se tornará uma realidade – mais ou menos. Enquanto a agência espacial se prepara para planejar como os humanos sobreviveriam no Planeta Vermelho, a NASA está procurando quatro pessoas para viver em condições semelhantes às de Marte, na esperança de fornecer alguma ideia de como seria essa sobrevivência.

+ Mallorca: tudo sobre este paraíso do ciclismo de estrada

+ Passageiro não desce de ônibus, e motorista descobre que ele morreu

+ Altas ondas e diversão em Jeffreys Bay

Em vez de ir para o espaço sideral, os voluntários viverão no Mars Dune Alpha, um módulo impresso em 3D de 1.700 pés quadrados dentro do Johnson Space Center em Houston. O modelo terá salas privativas, cozinha, dois banheiros, sala de ginástica e espaço para cultivo.

A NASA planeja três desses experimentos, o primeiro no outono de 2022, depois em 2024 e 2025. Os voluntários pagos receberão tarefas como passeios espaciais simulados, uso de realidade virtual e pesquisa científica.

Embora possa parecer divertido ver como é estar em Marte, ele traz seus desafios, como lidar com falhas de equipamento e comunicação limitada com o mundo externo e os recursos. Os desafios devem dar à NASA respostas possíveis para problemas que podem surgir em missões futuras.

“O analógico é essencial para testar soluções que atendam às necessidades complexas de viver na superfície marciana”, disse Grace Douglas, cientista-chefe da pesquisa de tecnologia alimentar avançada da NASA, no comunicado à imprensa. “As simulações na Terra nos ajudarão a compreender e combater os desafios físicos e mentais que os astronautas enfrentarão antes de partir”.

O aplicativo, que abriu na sexta-feira e está disponível até 17 de setembro, diz que a agência está procurando cidadãos americanos permanentes com idades entre 30 e 55 anos que sejam saudáveis e não tenham preocupações dietéticas.

A seleção “seguirá os critérios padrão da NASA para candidatos e astronautas”: Os candidatos devem ter diploma de mestrado na área STEM, experiência profissional em STEM e experiência piloto, de acordo com a inscrição.