Um mutirão de limpeza na Ilha da Pombeba, na Baía de Guanabara (RJ), tinha como meta a retirada de duas toneladas de resíduos plásticos do local, mas acabou recolhendo o dobro de lixo nesta segunda-feira (17). A ação, que contou com a presença dos velejadores olímpicos Martine Grael e Marco Grael, reuniu cerca de 50 pessoas e não teve ajuda de máquinas.
+ Conhecer para cuidar: uma travessia oceânica da Bahia ao Rio de Janeiro
+ Nas Marés: conheça a iniciativa pioneira que tem o barco e o oceano como mestres
O mutirão foi uma iniciativa da equipe de vela Mubadala Brazil SailGP Team em parceria com a organização socioambiental Nas Marés, como parte da Impact League – ou Liga de Impacto, em português – do SailGP, uma competição paralela às regatas tradicionais, que avalia e premia equipes por suas ações sustentáveis dentro e fora d’água.
“A questão do descarte inadequado de lixo está muito ligada à educação. As pessoas simplesmente não sabem – e muitas vezes não se importam – de pra onde vai esse lixo. Além disso, o crescimento rápido e constante da cidade do Rio de Janeiro não permite que haja um planejamento de escoamento de esgoto adequado, que dê conta de tanta demanda. Tudo acaba sendo despejado para longe das vistas de alguns, mas muito próximos das de outros, como podemos ver aqui”, diz Marco Grael.
A Ilha da Pombeba concentra itens como pneus, sacolas e outros artigos plásticos, restos de roupas e sapatos e até ossadas de animais.
“A operação contou com atletas, voluntários, pesquisadores do laboratório BIOTEMA, da UERJ – que coletaram material para pesquisas relacionadas a microplástico -, e um grupo de 30 colaboradores, que são pescadores da Colônia de Pescadores Z10, localizada na Ilha do Governador, e que atualmente não conseguem exercer seu ofício plenamente por conta da degradação das águas”, conta Juliana Poncioni, CEO da Nas Marés. “Dessa forma geramos um impacto não só ambiental, contribuindo para a recuperação dos ecossistemas marinhos locais, mas também socioeconômico muito relevante, criando novas oportunidades”, completa.