Museu do Louvre libera todo seu acervo online

Por Redação

museu do louvre acervo
Imagem Shutterstock

Quando foi a última vez que você foi a um museu? Com a pandemia, é provável que a resposta seja há um bom tempo. Fechado e sem previsão se reabertura por conta da segunda onda, o Museu do Louvre resolveu colocar todo o seu acervo online disponível gratuitamente.

Leia também

+ Itália lança um tour virtual por Pompeia com novas descobertas

+ Tour virtual por Maeshowe

Respire fundo antes de começar a navegar entre as mais de 480 mil peças que compõe o acervo do Museu do Louvre, agora disponíveis online para serem visitadas. Elas estão organizadas em oito departamentos, que vão desde arte islâmica e esculturas renascentistas a antiguidades egípcias e pinturas de artistas de todo o mundo.

Você pode pesquisar direto uma obra de seu interesse, ou fazer tours por meio de pesquisas simples ou avançadas, por departamento de curadoria ou pelos álbuns temáticos. Além disso, o site possui um mapa interativo que permite explorar sala por sala do museu e cada uma de suas obras de arte.

“Pela primeira vez, qualquer pessoa pode acessar toda a coleção de obras em um computador ou smartphone, estejam elas em exibição no museu, em empréstimo ou armazenadas. E de forma totalmente gratuita”, disse Jean-Luc Martinez, presidente e diretor do Louvre, em um comunicado.

O site será atualizado regularmente por especialistas conforme o acervo do museu se expande. “Tenho certeza de que o conteúdo digital vai inspirar ainda mais as pessoas a virem conhecer o Louvre e admirar as coleções pessoalmente”, completou Martinez.

O Museu do Louvre fechou no final de outubro por conta da pandemia do coronavírus. Obras memoráveis como Vitória de Samotrácia, a “Vênus de Milo”, o quadro “Liberdade guiando o povo” e a imbatível “Mona Lisa” estão pelos corredores vazios, sem as centenas de visitantes diários que os buscavam. As obras são acompanhadas de vídeos e textos contando sua história e contextualizando-as no tempo e no espaço. É praticamente uma viagem pelo mundo sem sair de casa.

Para aproveitar o período de fechamento de uma maneira produtiva, o Louvre está fazendo reformas para melhorar sua estrutura.