O continante africano sediará, pela primeira vez, o Campeonato Mundial de Ciclismo de Estrada da UCI, que existe desde 1927. Ruanda, na África Oriental, será o país sede do campeonato em 2025. O evento já contou com edições nas Américas, Ásia e Oceania, mas é realizado na maioria das vezes na Europa.
+ BikingMan Brasil: conheça uma das provas mais extremas do ciclismo nacional
+ Ex-campeão mundial de ciclismo é acusado de matar a esposa na Austrália
O Mundial de Ciclismo de Estrada em Ruanda está previsto para 21 a 28 de setembro de 2025, com provas de estrada e contrarrelógio, masculino e feminino, em três categorias: Elite, Sub-23 e Júnior.
O terreno montanhoso do país promete um alto grau de dificuldade no primeiro Mundial de Ciclismo de Estrada realizado na África. O Monte Kigali, com a subida nos dois últimos quilômetros para a chegada na capital ruandesa de Kigali, será um dos maiores desafios da prova.
Para a realização do evento, a empresa francesa ASO, responsável do Tour de France, foi nomeada pela Federação Ruandesa de Ciclismo como co-organizadora da prova junto à belga Golazo, que executa o Great British Cycling Festival.
+ O que acontece quando um ciclista amador pedala todo o percurso do Tour de France
A realização do Mundial de Ciclismo de Estrada em Ruanda reflete o crescimento do ciclismo no país e na África nos últimos anos. Os organizadores esperam mais de 20 mil visitantes internacionais durante o evento.
Neste ano, o Mundial de Estrada será realizado em Zurique, Suíça, de 21 a 29 de setembro.
Fonte: Aliança Bike