A capitã de um barco encontrou uma mensagem de 1926 dentro de uma garrafa no rio Cheboygan em Michigan, Estados Unidos. A mulher estava mergulhando na sexta-feira (18) para limpar as janelas do fundo de seu barco quando encontrou o objeto.
Jennifer Dowker é proprietária da Nautical North Family Adventures e faz excursões durante o verão. Ela contou à CNN que a garrafa verde estava no fundo do rio, a cerca de 3 metros debaixo d’água.
Leia mais
+ Português encontra mensagem em garrafa no mar enviada por adolescente dos EUA
+ Mensagem em garrafa salva família presa em cachoeira
“No começo eu pensei que era apenas uma garrafa legal e então quando a peguei, ainda debaixo d’água, pude ler a palavra ‘isso’ no papel”, disse Jennifer. “Foi tipo ‘Caramba! Temos uma mensagem em uma garrafa aqui. Legal!'”
A capitã do barco Yankee Sunshine também falou que a garrafa estava cerca de 2/3 cheia de água e ainda tinha parte de uma rolha dentro, mas seu lacre estava deteriorado. Ela conseguiu tirar o papel de dentro do recipiente.
A mensagem, datada de novembro de 1926, dizia: “A pessoa que encontrar esta garrafa pode devolver este papel a George Morrow na cidade de Cheboygan, Michigan, e dizer onde foi encontrada?”.
Jennifer disse que Cheboygan é uma cidade pequena e ela sabia que alguns Morrows viviam na região, então ela postou fotos da mensagem na página de sua empresa no Facebook pedindo ajuda.
No dia seguinte, sua postagem havia viralizado com mais de 100.000 compartilhamentos e 6.000 comentários.
No domingo (20), Dia dos Pais nos EUA, Jennifer teve notícias da filha de George Morrow, que era procurado pelo bilhete. Michele Primeau contou à CNN que recebeu uma ligação de um completo estranho, que viu a postagem no Facebook e decidiu rastreá-la.
Michele reconheceu a letra de seu pai quando viu a foto do bilhete, embora tenha sido escrito cerca de 20 anos antes de seu nascimento. Ela disse que o aniversário de George era em novembro e ele tinha 17 ou 18 anos quando escreveu o bilhete e jogou a garrafa no rio.
“Que experiência surreal foi conversar [com Michele] pelo Zoom hoje. Mal podemos esperar para dar as boas-vindas a ela a bordo em setembro”, contou Jennifer na página de sua empresa.
George Morrow morreu em 1995 e Michele disse que a descoberta trouxe de volta muitas boas lembranças. “Ele está ausente há muito tempo, mas foi legal porque tudo isso aconteceu no fim de semana do Dia dos Pais”, disse ela.
Jennifer queria dar a mensagem e a garrafa encontradas no rio à Michele, mas a filha de George quis que o objeto ficasse com a capitã. “Ela o encontrou e isso manteria o nome do meu pai vivo.”
A dona do barco disse que vai mandar enquadrar o bilhete e a garrafa e irá colocá-los em exibição, junto a uma foto de George mais novo que será enviada por Michele.