Uma jaguatirica, também conhecida como gato do mato, foi resgatada por policiais que atuam no Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), na manhã da última terça-feira (26), no município de Baião, nordeste paraense. O resgate aconteceu após uma moradora do município acionar os militares para realizarem a busca do animal silvestre no sítio onde reside.
Leia Mais: Os animais sentem amor?
Veja as melhores fotos concurso de fotos engraçadas de animais selvagens 2020
De acordo com informações da polícia, a mulher criava a jaguatirica como se fosse um gato há pelo menos sete meses, até quando percebeu que não se tratava de um animal doméstico.
A Polícia Ambiental realizou o resgate do animal e constatou que não apresentava nenhuma lesão aparente superficial e encontra-se em boas condições físicas. A jaguatirica foi encaminhada para o BPA, onde ficará até ser encaminhada para um órgão competente pela gestão da fauna silvestre ou instituições legalmente habilitadas para receber o animal.
Apesar das semelhanças com um felino doméstico, a jaguatirica pode chegar a pesar entre 7 kg e 15 kg, e ter entre 72,6 a 100 cm de comprimento quando adulta. É um animal solitário, noturno e territorial. Já foi costume criá-las como animais de estimação, o que atualmente é crime ambiental por ser um animal silvestre.