Mulher bate recorde ao correr EUA de costa a costa em 47 dias

Por Martin Fritz Huber, da Outside USA

Mulher bate recorde ao correr EUA de costa a costa em 47 dias
Jenny Hoffman é profesora de física e ultramaratonista. Foto: Jill Yeomans/Reprodução/Outside USA

Jenny Hoffman, uma professora de física de 45 anos de idade da Universidade de Harvard e ultramaratonista que representou os Estados Unidos nos Campeonatos Mundiais de 24 Horas, estabeleceu um novo recorde de Fastest known time (FKT), o tempo mais rápido conhecido, para mulheres em uma corrida com suporte de São Francisco a Nova York. No início deste mês, ela percorreu os 4.891 km de costa a costa dos EUA em 47 dias, 12 horas e 35 minutos, tirando mais de uma semana do recorde anterior, estabelecido por Sandra Villines em 2017.

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Para Hoffman, o feito veio com um toque de redenção; ela havia chegado extremamente perto de conquistar o mesmo recorde em 2019, mas teve que desistir em Akron, Ohio, depois de romper o menisco direito.

Aquela quase conquista não foi o único contratempo que Hoffman enfrentou na busca por seu objetivo. Depois de treinar durante todo o verão norte-americano de 2022, ela se preparava para embarcar em outra aventura de costa a costa dos EUA no outono passado, quando rompeu o tendão algumas dias antes do previsto para começar. Após meses de reabilitação, ela direcionou seus esforços para uma rota de Los Angeles a Boston, que, devido à curvatura dramática da costa da Califórnia, é aproximadamente a mesma distância do que Hoffman chamou de rota “padrão da comunidade” para o recorde de São Francisco a Nova York.

(Hoffman me disse que, para atender aos requisitos estabelecidos pelo Guinness, tecnicamente “apenas” seria necessário correr de L.A. a Nova York para o recorde de costa a costa nos EUA – uma modesta distância de 4.486 km -, mas que há um acordo não dito entre os conhecedores das travessias dos EUA de que a rota escolhida precisa ter pelo menos 4.828 km.)

No entanto, 24 horas antes de ela partir de Los Angeles, a equipe de Hoffman descobriu que, após o Furacão Hilary em agosto passado, não havia estradas acessíveis para pedestres para sair da cidade. Em um último minuto, a equipe de Hoffman dirigiu seu veículo de apoio até San Francisco enquanto ela dormia no banco de trás. A rota original de San Francisco a Nova York teria que servir. Que ninguém diga que atletas de resistência não são adaptáveis.

Perguntei a Hoffman sobre os aspectos mais desafiadores de sua jornada e mais:

OUTSIDE USA: Você tem uma sólida experiência em ultramaratonas. Mas é um grande salto de participar de uma corrida de 24 horas para buscar o recorde de costa a costa dos EUA. O que a levou a enfrentar esse desafio e você se preparou fazendo corridas mais curtas de vários dias antes?

HOFFMAN: Eu fui apenas uma idiota e entrei nisso sem saber. Eu não tinha ideia do que estava me metendo. Foi um grande experimento em 2019. Sempre sonhei em atravessar o país com meu próprio esforço. Quando era criança, pensava em fazer isso de bicicleta. E depois me envolvi em ultramaratonas como adulta. Não acho que sou especialmente talentosa, mas sou bastante teimosa e trabalhadora. E então, para minha surpresa, tive mais sucesso do que imaginava no cenário das ultramaratonas.

Gradualmente, surgiu a ideia de que não precisava fazer isso de bicicleta. Conheci Pete Kostelnick em 2017. Ambos estávamos na equipe dos EUA de 24 horas que competiu em Belfast. Tive a chance de conversar com ele sobre sua jornada e fiquei realmente inspirada por ele. Apenas achei que parecia uma grande aventura. Uma forma de tornar realidade um sonho que tive desde criança.

Você treinou para isso? Como se faz isso?

Não acho que você possa realmente treinar para isso. Você pode aumentar seus quilômetros, mas é difícil saber como seu corpo vai reagir quando você realmente faz isso todos os dias. Eu fiquei de olho em algumas pessoas no Strava que já haviam feito isso e meio que analisei o que elas tinham feito. Sempre fui uma corredora com uma quilometragem relativamente alta. Cheguei a algumas semanas de 320 km e decidi que a maneira de treinar para isso era fazer duas semanas de 320 km com uma semana mais leve no meio.

Por que você decidiu especificamente buscar o recorde, em vez de apenas atravessar o país por diversão?

Sou competitiva e gosto de estabelecer metas difíceis. E há um aspecto prático: estava deixando minha família e três filhos. Não dá para fazer isso por muito tempo, então é melhor fazer o mais rápido possível.

Como você provavelmente está ciente, essas longas tentativas solitárias de recorde muitas vezes estão sujeitas a avaliações minuciosas. Que medidas você tomou para documentar sua corrida?

O FKT.com apenas pede os arquivos GPX específicos e, francamente, acho que essa é a evidência mais forte que se pode ter. O Guinness impõe esses requisitos adicionais, como declarações escritas de testemunhas. Eu consegui todas elas, mas seria muito fácil falsificar. Basta inventar alguns nomes. O Guinness também exige dez minutos de vídeo todos os dias. Novamente, é fácil de falsificar: eu poderia me filmar saindo do RV [veículo], fazer dez minutos de vídeo e depois passar o dia inteiro dormindo no RV.

Então, não acho que esses requisitos adicionais realmente acrescentem algo à evidência. Eu usava dois relógios; eu tinha um relógio Coros em um pulso e um Garmin no outro. Tinha meu rastreador ao vivo o tempo todo. Então, eu tinha três dispositivos diferentes. Tenho 20 anos como ultramaratonista, então tenho muitas corridas no meu currículo.

Há uma matéria no New York Times sobre sua corrida que observa que, na maior parte do tempo, você não ouvia livros em áudio ou música e corria em silêncio. (Uma exceção foi ouvir as memórias de Des Linden.) Por que você fez essa escolha?

Sim, eu não ouvia nada, exceto em um trecho específico, de 272 km entre Tonopah e Ely, Nevada, onde você está apenas passando pelo deserto e não há cidades, curvas ou tráfego. Apenas alguns carros por dia. Em um sentido, é o trecho mais seguro da estrada, mas em outro é o mais perigoso porque é muito isolado. Mas o tráfego é uma grande preocupação. Eu estava correndo principalmente em rodovias de duas pistas e uma das coisas que eu não tinha entendido antes de fazer isso em 2019 é que, quando você corre de frente para o tráfego, pensa que vai ver todos os carros vindo, mas em uma rodovia de duas pistas, o maior perigo são os carros ultrapassando por trás. Então eu estava realmente focada na linha amarela: eu tinha que ficar de olho se era contínua ou tracejada. Será que as pessoas vão passar por mim em alta velocidade?

Outro problema são as faixas de vibração. Muitas dessas estradas têm faixas de vibração – você sabe, a parte sulcada da estrada que está lá para manter os caminhoneiros acordados – e é realmente difícil correr nelas. Outra coisa: no oeste, os carros são muito amigáveis e, geralmente, se me veem, eles passam bem longe, se deslocando para a pista oposta para me dar bastante espaço. Mas, conforme eu me aproximava do Meio-Oeste, mesmo que não houvesse tráfego ou mesmo se houvesse uma linha amarela tracejada, os carros que vinham na minha direção pareciam ser muito mais adeptos às regras. Eles não queriam ultrapassar aquela linha amarela de jeito nenhum e não iam me dar espaço extra. Não acho que fosse porque estavam sendo grosseiros, apenas acredito que de alguma forma é uma mentalidade diferente. Acho que no Oeste, as pessoas estão um pouco mais acostumadas a flexibilizar as regras.

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Quais foram alguns dos momentos mais difíceis da sua corrida?

Foi muito desafiador correr pelo Nebraska durante a temporada de colheita. Os tratores têm lâminas afiadas saindo dos lados e ocupam toda a largura da estrada de terra. E a poeira é tanta que mal consigo vê-los e eles mal podem me ver. Então, isso foi assustador. Não que esse seja um desafio que possa ser culpado por alguém; isso é apenas o que é a vida no campo. Então, acho que Nebraska foi o estado mais difícil para mim. Foi em certo sentido o mais gratificante – as pessoas foram as mais gentis e algumas das interações que tive foram as melhores -, mas também foi realmente o mais desafiador fisicamente.