Por que a gente pesa menos de manhã?

pesa menos de manhã
Foto: Shutterstock

Você já subiu em uma balança pela manhã e se sentiu ótimo, mas depois percebeu que ganhou quase 2 kg até a hora de dormir? Sabemos como você se sente! Vamos explicar porque a gente se pesa menos de manhã.

>> Siga a GO Outside no Instagram

Por mais que o número na balança possa ser altamente frustrante, você deve ter se perguntado por que era mais leve de manhã do que no resto do dia – e qual número é a medida mais precisa para dizer se você está perdendo peso ou não.

A resposta é realmente simples: a gente pesa menos de manhã quando acorda porque o corpo está ligeiramente desidratado. Essa leve desidratação pode resultar em uma queda notável no peso. Apenas dois copos d’água pesam quase meio quilo. Então, uma pequena retenção de líquido ou desidratação pode variar muito seu peso na balança.

Pelo contrário, beber água antes de dormir evita que você fique desidratada de manhã e resulta em um número maior na balança, diz Angelone. Embora ela aponte que se você acordar durante a noite para fazer xixi, não reterá tanta água.

Pesar-se depois do treino

Aliás, subir na balança após seu exercício matinal pode resultar em um peso menor também, graças ao suor. Mas não significa mudança na gordura corporal.

Por isso, não é recomendado pesar-se após o almoço, por ser a maior refeição do dia para a maioria das pessoas. O resultado incluiria peso da comida e da bebida que você acabou de consumir.

No fim, o mais importante é se pesar sempre mais ou menos na mesma hora do dia, para ter um padrão de comparação preciso.

Roupas também pesam. Então, se você tiver uma balança em casa, fica mais fácil pesar-se sem roupa e ter uma ideia ainda mais precisa de quanto está pesando.

Independentemente da hora que você fizer isso, não se assuste se notar que seu peso aumentou 1 ou 2 kg em um dia e diminuiu em outro. Estas variações são normais – principalmente em mulheres, uma vez que o ciclo menstrual tem bastante impacto na retenção de líquido. É o saldo de vários dias que conta para indicar se você está mais leve ou pesado.

Em resumo: se quiser facilitar, pese-se todos os dias sempre no mesmo horário da manhã, de bexiga e intestinos vazios e ainda em jejum. Se tiver uma balança em casa pese-se sem roupa. Se não, pese-se sempre na mesma balança.

-Publicidade-