Com o boom das bicicletas elétricas nas grandes cidades, um efeito colateral vem tirando o sono das autoridades, do mercado em geral e dos usuários: a combustão das baterias de lítio.

Só neste ano, a cidade de Nova York, nos EUA, já presenciou 108 incêndios provocados por esse incidente, com 13 mortes. Londres teve 57 casos desse tipo no mesmo período, sem registros fatais.

Veja também
+ Bikes elétricas no Brasil: veja preços e entenda o mercado
+ Diário do Tour de France: assista aos melhores momentos da quinta etapa
+ Tirolesa mais alta das Américas será inaugurada no Rio Grande do Sul

Dentre as causas apontadas estão a falta de regulação e testes de segurança das baterias de lítio, carregamento inadequado ou excessivo e escassez de áreas apropriadas para colocar carga no equipamento.

Bicicletas elétricas de procedência duvidosa ou de qualidade questionável também entram nessa lista.

Em relação à regulação, o Parlamento Europeu adotou a cartilha redigida pelo Regulamento Europeu de Baterias, que adota regras mais rígidas, e mais sustentáveis, para a produção de baterias para bicicletas elétricas.

Com o claro objetivo de evitar futuros problemas, essa decisão parece que ainda não ganhou a atenção do mercado, já que a grande maioria dos expositores na Eurobike, por exemplo, não seguiu nenhuma norma.

Voltando a Nova York, os incêndios causados pelas explosões de baterias de lítio de bikes e patinetes elétricos nos últimos três anos se igualaram aos provocados por curtos elétricos e superaram os acidentes de cozinha e os originados pelo cigarro.

Um dos motivos é a prática de levar a bateria para carregar em casa, geralmente apartamentos pequenos em que o fogo se espalha rapidamente.

Diante dessa emergência, o Departamento de Trânsito dos Estados Unidos está destinando 25 milhões de dólares (cerca de 120 milhões de reais) para Nova York instalar estações de carregamento e armazenamento de baterias ao ar livre. Com mais um aporte municipal, a cidade terá, a partir do ano que vem, 327 desses postos.

Com informações de Aliança Bike







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo