Um corredor checo sofreu um grave acidente durante a TDS, uma das sete provas do circuito Ultra Trail du Montblanc. O acidente ocorreu no km 62,3 da prova, por volta de 00h25. A Comissão de Corrida foi informada nesta quarta-feira (25) da ocorrência de um grave acidente na descida do Passeur de Pralognan. Esta parte do percurso fez parte de diversas edições anteriores do TDS.
+ Provas da UTMB começam hoje, com bons resultados do Brasil
+ Como organizar a mochila para uma ultramaratona?
A equipe de resgate no alto do passo partiu imediatamente após o acidente para o resgate. A segurança pública também foi imediatamente notificada, com um pedido de helicópteros de resgate. Apesar de todos os esforços, o corredor não resistiu aos ferimentos. Os parentes do corredor foram informados e, por respeito à família, o nome do corredor não foi divulgado.
A corrida foi interrompida durante a evacuação do helicóptero no Passeur de Pralognan. Devido à duração do esforço de evacuação e para garantir a segurança dos corredores, a comissão de resgate determinou que o curso de ação mais seguro era interromper a corrida para os cerca de 1.200 corredores, que foram instruídos a dar meia volta e ir para Bourg Saint-Maurice.
O foco atual da organização da corrida é garantir o retorno seguro dos corredores a Bourg Saint-Maurice, onde serão recebidos e transportados. Àquela altura, 293 corredores já haviam passado pelo Passeur de Pralognan antes do acidente e terminaram a corrida pelo percurso original previsto, com chegada na Place du Triangle de l’Amitié em Chamonix.
A prova de 145 km e 9.100 metros de altimetria acumulada partiu em 24 de agosto. A TDS é um acrônimo para “Sur les Traces des Ducs de Savoie” (seguindo as pegadas dos Duques de Savóia). A TDS liga o Vale de Aosta à Savóia.