Margarida, tubarão-fêmea famosa entre os visitantes do Aquário Marinho do Rio, morreu neste domingo (13) com uma idade estimada entre 18 e 20 anos. O animal foi um dos primeiros tubarões de grande porte a chegar no AquaRio.
O peixe da espécie mangona estava no local desde 2016 e foi apresentado ao público com a abertura do aquário. A causa da morte de Margarida ainda não foi divulgada. Uma necropsia do corpo do animal será nesta segunda-feira (14) e resultados de parte dos exames podem levar até um mês para serem divulgados, segundo o Extra.
Leia mais
+ Tubarão vomita braço tatuado na Austrália
+ Vídeo: menina de 6 anos depara com tubarão em praia do Havaí
+ Vídeo de tubarão viraliza no Tik Tok por semelhança com o pré-histórico megalodon
O AquaRio informou que Margarida começou a apresentar um comportamento diferente do habitual ainda no sábado, e então foi isolada para ser examinada e receber medicação. A morte foi confirmada na manhã do domingo.
Margarida fazia grande sucesso entre visitantes do AquaRio, onde conseguia se aproximar do público ao passar rente a um tubo que cruza o tanque. A equipe do local disse que o tubarão era o mais fotografado e querido entre os mais de 5 mil ‘moradores’ de 350 espécies do aquário.
O presidente de honra do AquaRio, o biólogo marinho Marcelo Szpilman, disse ao Extra que Margarida tinha um jeito tranquilo ao receber o público na atividade de mergulho. “O mergulho foi criado para a desmistificação dos tubarões, e não só com a mangona, mas com outras espécies, além de e raias e peixes.”
“Não tem essa história de ser o assassino dos mares. Os dois machos e ela eram as vedetes do aquário. Têm mais de 2 metros, são bonitos, nadam devagar. Ainda que tenham a aparência mais agressiva, por causa das fileiras dos dentes, é o contrário. São extremamente dóceis. Houve pouquíssimos ataques registrados no mundo, e isso quando há provocação”, completou.
O AquaRio informou o público sobre a morte de Margarida através de suas redes sociais. “A Margarida, um dos primeiros tubarões de grande porte a chegar no AquaRio, infelizmente partiu para “outro mergulho” neste domingo”, relatou.
⠀
“Ela fez história entre os nossos visitantes e, apesar da dor da perda, ficará guardada na memória de nossa equipe com muito carinho.”
⠀
O aquário ainda convidou o público a publicar fotos com hashtag #MargaridaMangona em homenagem ao tubarão, “como forma de relembrar os momentos marcantes desses cinco anos em que esteve conosco, despertando além da atração pela sua natureza de tubarão mangona, o real interesse pela conservação da espécie”.
Ver essa foto no Instagram