Morre Florian Schneider, do Kraftwerk; ouça “Tour de France”

Por Verônica Mambrini

florian schneider
Imagem reprodução

Florian Schneider, um dos fundadores do grupo alemão pioneiro da música eletrônica Kraftwerk, morreu de câncer aos 73 anos, informou a gravadora Sony. 

Schneider formou o Kraftwerk com Ralf Hutter em 1970. O grupo e projeto multimídia usava dispositivos caseiros e personalizados para criar batidas eletrônicas, o que foi extremamente inovador no processo de criação de música. 

>> Siga a Go Outside no Instagram

Discretos, sabia-se muito pouco da vida pessoal deles. Mas uma coisa era notória: Hutter e Schneider eram fanáticos por ciclismo. Nas décadas de 70 e 80, Schneider, pedalava 200 quilômetros por dia, chegando até a atrapalhar a produtividade do grupo por conta disso.

Florian Schneider

Depois de lançar uma sequência de cinco álbuns memoráveis entre 1974 e 1981, o grupo fez uma pausa de 17 anos. O retorno foi em 2003, com “Tour de France Soundtracks”, um disco-homenagem à competição ciclística francesa. 

A música “Tour de France” já havia sido lançada como single em 1983. Ao voltar como álbum, com outras músicas que exploram o cenário sonoro do Tour de France, se tornaram uma celebração ao ciclismo de estrada. Os sons do álbum, em especial a estrutura percussiva, remetem à correntes de bicicleta, troca de marchas, cadências e respiração ofegante dos ciclistas. 

Florian foi um dos compositores deste álbum, junto com Hutter (este, tão obcecado por ciclismo que chegou a ter um acidente grave de bike, que o deixou em coma). “Tour de France” fala da alegria de praticar ciclismo, falando em elementos como “camarades et amitié” (colegas e amizade). É mais melódico que outros trabalhos do Kraftwerk. Certamente uma obra que apaixonados por ciclismo de estrada tem que conhecer.

Florian Schneider: ciclista e multiinstrumentista

Multi-instrumentista, Schneider tocava sinterizadores, vocoder, flauta, sax, percussão, violino, guitarra, bateria e ainda fazia vocais para a banda. O músico deixou o Kraftwerk em 2008, depois de quatro décadas —seu último show com a banda foi em 2006, na Espanha.

Ele deixou o Kraftwerk em 2008, depois de quatro décadas e dez álbuns. Em 2014, o grupo ganhou um Grammy pelo conjunto da obra.

Nos últimos anos, uma parceria colocou em destaque de novo a paixão da dupla por ciclismo. A marca alemã Canyon lançou uma bike comemorativa do grupo. A Ultimate CF SLX Kraftwerk é uma bicicleta de estrada com grafismos geométricos branco e preto, que lembram a estética visual usada pelo grupo.

florian schneider
Ultimate CF SLX Kraftwerk. Imagem divulgação Canyon

O grafismo é sofisticado: as tiras do desenho foram cortadas e medidas a mão, sendo que cada conjunto das tiras levou cerca de 7 horas para ficar pronto. Serão somente 21 unidades. A bike foi usada no Grand Départ do Tour de 2017, em Düsseldorf, em um contrarrelógio em que  Gerraint Thomas superou seus adversários nos 14 km de asfalto molhado.