Os corpos dos montanhistas Ali Sadpara, Juan Pablo Mohr e John Snorri, que desapareceram em fevereiro deste ano enquanto escalavam o K2, foram encontrados na última segunda-feira (26).
Leia mais
+ Mortes no Everest: sobe o número na temporada 2021
+ Alpinista amputado escalou os três picos mais altos da Inglaterra
+ Holandês atropela fiscal de pista durante os treinos de BMX na Olimpíada
Os montanhistas foram encontrados pelos sherpas responsáveis pela manutenção da rota de escalada para o cume. Eles estavam em locais diferentes, entre 7.800 e 8.300 metros de altitude.
Após o resgate dos corpos, será realizada uma investigação para tentar descobrir a causa da morte, de acordo com o site Alta Montanha. Até o momento, só foi possível deduzir que os três estavam descendo quando faleceram.
“O corpo de John Snorri foi localizado primeiro, às 9 horas, abaixo do gargalo. Ele estava vestindo roupas amarelas e pretas ”, disse Fateh Ullah Khan, ministro da informação de Gilgit Baltistan, no Paqusitão.
Mohr estava mais baixo, a cerca de 7.800 metros de altitude. Já Ali Sadpara estava logo acima do gargalo da garrafa, a uma altitude de 8.300 m. O governo paquistanês também disponibilizou um helicóptero do exército para auxiliar na remoção dos corpos.
Após o resgate dos corpos, será realizada uma investigação para tentar descobrir a causa da morte. Até o momento, só foi possível deduzir que os três estavam descendo quando faleceram. No entanto, não é possível saber se eles chegaram até o cume.
De acordo com uma mensagem de Elia Saikaly, Mohr foi enterrado no mesmo local onde morreu por Sajid Sadpara (filho de Ali Sadpara) a pedido da família. Amanhã, Sajid deverá chegar até o corpo de seu pai.
O governo paquistanês também disponibilizou um helicóptero do exército para auxiliar na remoção dos corpos.
Avalanche no K2
O alpinista escocês Rick Allen, de 68 anos, morreu em uma avalanche enquanto tentava escalar o K2, o segundo pico de montanha mais alto do mundo, localizado no norte do Paquistão. O esportista morreu há três dias, mas as autoridades de montanhismo do país informaram o acontecido na última segunda-feira (26).