Um montanhista foi criticado por abandonar um aparelho de remo perto do cume do Mont Blanc, a montanha mais alta da Europa Ocidental. Matthew Disney, que é veterano da Marinha Real Britânica, tentou escalar o monte carregando o equipamento, que pesa 26kg, no último dia 30 de agosto.

No entanto, quando chegou perto do topo, as condições climáticas estavam ruins demais para continuar levando o aparelho. De acordo com a BBC, o objetivo do montanhista era escalar até o cume da montanha e, em seguida, remar o equivalente à altura do monte, de  4.810m, para angariar fundos em prol da causa dos veteranos. O desafio, divulgado por ele nas redes sociais, tinha como objetivo chamar a atenção para a campanha.

+ Lago se forma a 3.000 metros de altitude no Mont Blanc – e pode ser um sinal do aquecimento global

Após chegar a um abrigo a 4.418 m de altitude, a janela meteorológica que ele teria durou de sete a oito horas a menos do que o planejado, oferecendo uma visibilidade de apenas 50m.

“Falei com os outros e dei meia volta. A segurança é fundamental para mim. Ainda mais para as outras pessoas, pelo fato de eu estar carregando o aparelho de remo. Decidi que a segurança das pessoas era mais importante. E desci para guardar o equipamento no abrigo”, contou.

O britânico chegou ao cume do Mont Blanc sem o aparelho de remo. Ele argumentou que o abrigo era razoavelmente grande e o equipamento de remo não seria um empecilho.

A remoção do equipamento

Em carta pública, o prefeito de Saint-Gervais Les Bains, Jean-Marc Peillex, anunciou que enviaria a conta da remoção da máquina por helicóptero para a Embaixada Britânica em Paris. O custo estimado da operação seria de 1,8 mil euros (cerca de R$ 8,2 mil).

“Se os britânicos querem deixar a Europa, primeiro precisam liquidar suas dívidas”, declarou.

Após a reação do prefeito, Matthew afirmou que o plano era levar o aparelho de volta e já estava em contato com o gerente do abrigo.

“Estive nas montanhas mais altas de 13 países com o aparelho de remo. Aprecio a natureza e as montanhas como um todo. Não vou lá para zombar da montanha. Acho que o prefeito fez uma tempestade num copo d’água. Minha intenção era aumentar a conscientização sobre a causa dos veteranos.”

Não é a primeira vez que um objeto estranho é abandonado no topo de uma montanha. Em 2006, um piano foi encontrado a 200 metros do topo do Ben Nevis, na Escócia; em 2011, um veículo 4×4 foi achado perto do topo do Monte Snowdon, no País de Gales; em 2013, os restos de um polvo foram encontrados no Scafell Pike, pico mais alto da Inglaterra.