Pesquisa sobre efeito do passeio em montanha-russa nos rins ganhou o prêmio do Ig Nobel
Andar em alguns tipos de montanha-russa é uma maneira eficaz de remover pedras nos rins.
Esta é a conclusão da pesquisa que ganhou o prêmio Ig Nobel de Medicina deste ano.
-
O que acontece com o cérebro durante o exercício físico
-
Caminhar pode ser o melhor exercício que existe
A ideia por trás do estudo começou há vários anos, quando um dos pacientes do Prof David Wartinger na Faculdade de Medicina Osteopática da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, retornou de uma viagem de férias nos parques do Walt Disney World, na Flórida.
O paciente relatou que uma de suas pedras nos rins foi desalojada após um passeio na montanha-russa Big Thunder Mountain.
Intrigado com a história, o Prof Wartinger e sua equipe desenvolveram um modelo de rim feito de silicone impresso em 3D preenchido com urina e três pedras nos rins de diferentes tamanhos.
Eles então entraram 20 vezes na Big Thunder Mountain da Walt Disney World. Os cientistas seguraram o modelo de rim onde estaria em uma pessoa. Em seguida, eles percorreram 20 vezes outras duas montanhas-russas do parque.
Os pesquisadores também analisaram os resultados de 60 pacientes que também fizeram o passeio de montanha-russa. A conclusão foi de que a montanha-russa realmente estimula as pedras nos rins a passarem e a melhor aposta é sentar-se atrás.
Ig Nobel de Medicina
O Prêmio de Medicina Ig Nobels é concedido a cada ano por uma ciência divertida e alucinante. Todos são estudos genuínos e quase todos foram publicados em periódicos revisados por especialistas.
Na cerimônia de premiação, realizada na Universidade de Harvard, cada vencedor tem 60 segundos para fazer um discurso de aceitação. O limite de tempo é rigorosamente aplicado por uma menina de oito anos que diz “por favor, pare de ficar chato” várias vezes até que o orador termine.