Autoridades italianas evacuaram cerca de 75 pessoas, a maioria delas turistas, de um vale alpino. O motivo era o desabamento em glaciar, com queda de blocos de gelo enormes que ameaçavam despencar da geleira.
>> Siga a Go Outside no Instagram
O glaciar de Planpincieux, no Mont Blanc, se fraturou mais do que o esperado com as fortes ondas de calor do verão, alternadas com o frio noturno. Ele fica perto do resort de esqui do Courmayeur, sobre o Val Ferret. Um especialista em risco local disse que o gelo frágil pode despencar a qualquer momento. O trecho mais crítico é do tamanho da catedral de Milão.
O especialista em risco, Valerio Segor, disse que o derretimento da água, correndo abaixo na montanha, pode fazer com que o gelo escorregue em um bloco imenso.
+ Misteriosa “neve rosa” ameaça a maior geleira italiana
+ Glaciar Marmolada pode desaparecer em 30 anos
São 500.000 metros cúbicos de glaciar sendo monitorados por fotografia aérea e radar. As estradas para Val Ferret, muito usadas por quem vem fazer trekking na região, foram fechadas.
Um alerta similar de evacuação tinha sido feito em setembro do ano passado. Em verões particularmente quentes o risco de deslizamentos de blocos de gelo assim aumenta. Com as mudanças climáticas, a possibilidade de desabamento em glaciar pode se tornar cada vez mais frequente.
O glaciar está em uma altitude de 2.600 a 2.800 metros. O maciço do Mont Blanc é o cume mais alto da Europa, a mais de 4.800 metros. De acordo com especialistas, as ondas de calor estão acelerando o derretimento do glaciar, que atualmente está entre 50 cm e 60 cm por dia.