Moeses Fiamoncini conquistou ontem (3) o cume do Nanga Parbat, a nona montanha mais alta do Mundo. O montanhista tornou-se o primeiro brasileiro a escalar a icônica montanha da Cordilheira do Karakoran, de 8.125 m.

No final do mês de maio, Fiamoncini foi um dos dois brasileiros que chegaram ao cume do Everest nesta temporada. A montanha de Nanga Parbat, no Paquistão, faz parte do projeto de Fiamoncini de escalar as 14 montanhas com mais de 8 mil metros do mundo.

Redes sociais de Moeses Fiamoncini

Agora, Fiamoncini parte para o K2, a segunda montanha mais alta do mundo, de 8.611 m. No ano passado, ele foi um dos brasileiros que chegou ao Manasalu, de 8.156 metros e famosa por ter muitas avalanches.

K2 2019

Além dele, outros dois brasileiros estão em expedição para o K2: a médica e multi esportista Karina Oliani e o guia de montanha Maximo Kausch.

+ VÍDEO: A impressionante descida de esqui no K2
+ Dois brasileiros chegam ao cume do Everest nesta quinta-feira

O K2 é a segunda maior montanha do mundo e é considerada uma das escaladas mais perigosas. Ela esta localizado na Cordilheira do Karakoram e fica na fronteira entre o Paquistão e a China. Até hoje o único brasileiro a atingir seu cume foi o paranaense Waldemar Niclevicz no ano de 2001.

De acordo com o site Alta Montanha, Karina e Maximo já chegaram ao acampamento base do K2, a 5.000 metros de altitude. Os próximos dias serão de descanso e aclimatação dos integrantes da expedição.

É a segunda vez que Maximo está tentando escalar uma montanha no Paquistão. A última vez foi em 2010, quando ele tentou escalar o Gasherbrum II. Karina Oliani já escalou o Everest tanto pela Face Sul (Nepal), como pela Face Norte (Tibet). Se Karina conseguir fazer o K2, ela será a primeira mulher sul-americana a conquistar o feito.

Até hoje, apenas cerca de 300 pessoas conseguiram escalar o K2.