Mr. Bill: Bianca Castro encadena via de 10c no Rio de Janeiro

Bianca Castro é a primeira mulher a encadenar a Mr. Bill, uma das vias mais complicadas do país. Foto: Caio Cesar.

No dia do seu aniversário de 36 anos, a escaladora brasileira Bianca Castro encadenou a Mr. Bill (10c), famosa via localizada na Falésia da Barrinha, no Rio de Janeiro (RJ).

Além de ser a primeira mulher a completar a via sem quedas, Bianca tornou-se apenas a terceira mulher brasileira a conseguir escalar uma via de grau 5.14 na graduação norte americana (10c ou mais difícil, no Brasil).

Veja também
+ Brasileiro David Leão conquista título mundial de SUP
+ Para estes refugiados da guerra, a escalada é a cura
+ Aretha Duarte quer mais montanhistas negros no topo

Localizada no bairro da Barra da Tijuca, a Falésia da Barrinha fica no começo da trilha que leva à Pedra da Gávea e é considerada um paraíso da escalada esportiva no Brasil. A Mr. Bill, inclusive, já foi considerada uma das mais vias difíceis do país.

Segundo Bianca, a Mr. Bill possui cerca de 100 movimentos e consome muito a pele das mãos por causa da abrasividade das agarras, então a escaladora precisou ser bem estratégica nas tentativas para escalar a via.

“Ela começa com uma escalada de força/resistência exigente, segue com três boulders com descansos razoáveis, depois entra em três boulders mais difíceis sem descanso, tem uma sequência moderada até um descanso muito bom e termina com mais um boulderzinho”, explica a escaladora, que vem tentando completar a via desde o ano passado.

No último domingo (29), as condições estavam perfeitas para a tentativa, com temperatura na casa dos 23°C e bastante vento na Barrinha. Nesta “segunda temporada” na Mr. Bill, foram sete dias de escalada, intercalados por um ou dois de descanso, e várias tentativas antes de alcançar o topo, apesar de poucas por dia.

“Durante a escalada da cadena, eu terminei a parte de força/resistência mais cansada do que gostaria, mas consegui descansar bem, ir administrando nos primeiros boulders, inclusive mudei um movimento de pé de última hora em um deles, me senti bem nos boulders mais difíceis, consegui ficar no movimento que estava me derrubando e me mantive calma para escalar o final da via sem deixar que a emoção de ter passado da parte mais difícil me desconcentrasse”, afirma Bianca, um dos principais nomes da escalada brasileira.

“Não podia pedir por um melhor presente de aniversário”, comemorou a atleta ao compartilhar o feito nas redes sociais.