Foi publicado nesta terça-feira (17) o edital de “Aperfeiçoamento de Rotas de Cicloturismo”, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), através da Secretaria Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental. A ação conta com apoio da Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas) e da Rede Trilhas.
+ Copa do Mundo de Mountain Bike terá duas etapas no Brasil em 2024; veja calendário
+ Bike Arte Brasil terá música e arte urbana de graça na Zona Leste de São Paulo
O programa tem um total de previsão inicial de investimento de R$ 2 milhões. O repasse para cada proposta apresentada será de, no mínimo, R$ 200 mil. Segundo o Ministério, havendo disponibilidade de recursos, o orçamento poderá ser ampliado para atender um maior número de propostas enviadas.
Edital Aperfeiçoamento de Rotas de Cicloturismo
De acordo com a Aliança Bike, as propostas devem indicar ao menos duas metas:
Meta 1 – Aperfeiçoamento da rota de cicloturismo. Essa meta pode compreender a aquisição de equipamentos e/ou materiais para auxiliar no processo de aperfeiçoamento de rotas de cicloturismo, contratação de serviços para assistência técnica, entre outras ações que façam parte da meta.
Meta 2 – Elaboração/aperfeiçoamento de plano de comunicação da rota de cicloturismo. Essa meta deve objetivar a elaboração ou o aperfeiçoamento do plano de comunicação com estratégias para divulgação da rota de cicloturismo aperfeiçoada, prevendo detalhamento de informações aos usuários a ser disponibilizado em website da internet, incluindo mapa ou tracklog (GPS) do percurso e indicação dos atrativos turísticos e pontos de apoio ao longo da Rota. Essa meta deve prever ações de sensibilização sobre a utilização e valorização da rota aperfeiçoada junto à sociedade, além de oficinas de aperfeiçoamento profissional para prestadores de serviços que atendem ou atenderão a rota cicloturística.
Adalberto Maluf, Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiente, afirma que o cicloturismo é uma importante ferramenta para ampliar as infraestruturas verdes. “A atividade também é capaz de aproximar a população dos corredores ecológicos e das áreas verdes, e assim, conscientizar a população da importância da preservação do meio ambiente e da prática de esportes ao ar livre”, completa.
Saiba mais detalhes do edital no no site do governo federal.
Fonte: Aliança Bike