Uma família nos Estados Unidos ficou presa no topo de uma cachoeira de 10 metros quando o nível do rio subiu demais para que eles pudessem atravessar. Sem sinal de celular ou “uma única alma” à vista, eles decidiram arriscar uma saída: jogar no rio uma mensagem na garrafa.
Curtis Whitson, 44, seu filho Hunter, 13, e namorada Krystal Ramirez, 34, resolveram escrever uma mensagem usando o papel da comanda de um bar para pedir socorro. Em seguida, eles colocaram a mensagem dentro de uma garrafa de água verde. Eles riscaram por fora do objeto a palavra ‘help’, socorro em inglês, e o lançaram no rio.
A garrafa foi encontrada cerca de 800 metros rio abaixo por dois montanhistas, que alertaram as autoridades.
A equipe de resgate encontrou a família por volta de meia-noite de 15 de junho, poucas horas depois dos montanhistas terem achado a mensagem na garrafa. Eles foram resgatados de helicóptero.
+ Helicóptero faz manobra impressionante em resgate nos alpes franceses; veja o vídeo
+ Caverna tailandesa famosa por resgate de time de futebol agora é ponto turístico
“Às 12 horas da noite, Curtis começou a me sacudir e disse: ‘Eles estão aqui, estão aqui! E vieram com helicóptero’”, disse Krystal à ABC News. O piloto do helicóptero, de 23 anos, disse que nunca ouvira falar de uma mensagem em uma garrafa que ajudou a salvar vidas “Ver uma mensagem real em uma garrafa ser a razão pela qual alguém realmente foi salvo é simplesmente incrível para mim.”
De acordo com a ABC News, Curtis, Hunter e Krystal estavam fazendo um trekking pela Califórnia, nos EUA, no último mês de junho. Eles planejavam seguir o rio Arroyo Seco por um cânion até chegar à cachoeira. Na cachoeira, eles desceriam por uma corda e continuariam sua jornada até um acampamento.
“Eles estavam realmente sem opções, se não tivessem transmitido a mensagem dessa maneira, poderiam ficar muito mais tempo ali”, afirmou Todd Brethour, da Polícia Rodoviária da Califórnia.
Agora a família quer encontrar os dois montanhistas que encontraram a mensagem e os salvaram.