Sabe aquelas instruções de primeiros-socorros? Ou de como proceder em situações de emergência, como terremotos ou tempestades? Elas realmente podem salvar sua vida. Foi o caso de um garoto de 10 anos que foi levado da praia pela maré e conseguiu prevenir afogamento ao seguir os conselhos que viu em um programa de TV.
>> Siga a Go Outside no Instagram
O menino havia desaparecido após entrar no mar em Scarborough, no norte da Inglaterra, na sexta-feira (31/07). Ele foi achado pelos salva-vidas boiando na água de costas, com os braços e as pernas abertos, gritando por socorro.
O segredo foi manter a calma e agir racionalmente. A tripulação de barco salva-vidas se declarou impressionada com o comportamento do menino.
Em uma situação similar, a recomendação da Royal National Lifeboat Institution (RNLI), organização sem fins lucrativos britânica dedicada a prestar auxílio a banhistas, é esta: ficar de costas e relaxar para boiar, e aguardar socorro.
+ O que fazer em caso de afogamento
+ A Medicina do Mergulho
Ele curtia a praia com a família em um dos dias mais quentes do verão inglês este ano quando sumiu, levado pela maré e pelo vento. Ele foi arrastado pela corrente para o outro lado da baía sul de Scarborough.
Segundo Lee Marton, tripulante do barco salva-vidas, o garoto seguiu as instruções dadas pelo documentário da BBC Saving Lives at Sea (Salvando Vidas no Mar, em tradução livre). O objetivo da campanha é justamente a prevenção de afogamentos. O garoto foi levado para o posto salva-vidas onde reencontrou sua família.
De acordo com a organização, qualquer pessoa que esteja passando apuros no mar deve tentar conter o instinto de nadar mais forte ou se debater para prevenir afogamento. Isso pode fazer com que a pessoa aspire água e se afogue. Ao boiar de costas, as chances de continuar bem até o socorro chegar são muito maiores.